Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicidade, Elsa Cristina Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21849
Resumo: Os exercícios de semi-oclusão do trato vocal podem ser considerados estratégicas no ensino do canto pelos benefícios vocais que promovem durante a aquisição de competências e consequentemente no desenvolvimento performativo do aluno. Podem ser executados em contexto de aula no aquecimento e no arrefecimento vocal, mas também no repertório musical. É necessário que o professor conheça, experimente, reflita sobre determinadas estratégias a aplicar no contexto vocal do aluno, tendo em conta as suas dificuldades e necessidades vocais, e o próprio repertório a executar por ele. Será importante que o professor consiga dar oportunidade de sentir, de experimentar e de executar determinados exercícios que promovam uma qualidade vocal plena e autêntica. Neste trabalho, a autora quer deixar um contributo pedagógico informado sobre a prática de exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias capazes de melhorar o desempenho e a qualidade vocal do aluno. Serão apresentadas diversas possibilidades de execução e respetivos benefícios vocais. Consequentemente, a autora expõe um questionário dirigido a professores de canto (e classe de conjunto vocal) e as suas respostas, tendo analisado a importância do aquecimento e do arrefecimento vocal e a prática dos exercícios de semi-oclusão do trato vocal em contexto de aula no que diz respeito ao uso, à frequência, à duração e à tipologia vocal usada quer no aquecimento, no arrefecimento quer noutros momentos performativos vocais.
id RCAP_67986e468922e6face899009e5e56e04
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no cantoCanto - EnsinoMúsica vocal -- Aspectos fisiológicosOs exercícios de semi-oclusão do trato vocal podem ser considerados estratégicas no ensino do canto pelos benefícios vocais que promovem durante a aquisição de competências e consequentemente no desenvolvimento performativo do aluno. Podem ser executados em contexto de aula no aquecimento e no arrefecimento vocal, mas também no repertório musical. É necessário que o professor conheça, experimente, reflita sobre determinadas estratégias a aplicar no contexto vocal do aluno, tendo em conta as suas dificuldades e necessidades vocais, e o próprio repertório a executar por ele. Será importante que o professor consiga dar oportunidade de sentir, de experimentar e de executar determinados exercícios que promovam uma qualidade vocal plena e autêntica. Neste trabalho, a autora quer deixar um contributo pedagógico informado sobre a prática de exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias capazes de melhorar o desempenho e a qualidade vocal do aluno. Serão apresentadas diversas possibilidades de execução e respetivos benefícios vocais. Consequentemente, a autora expõe um questionário dirigido a professores de canto (e classe de conjunto vocal) e as suas respostas, tendo analisado a importância do aquecimento e do arrefecimento vocal e a prática dos exercícios de semi-oclusão do trato vocal em contexto de aula no que diz respeito ao uso, à frequência, à duração e à tipologia vocal usada quer no aquecimento, no arrefecimento quer noutros momentos performativos vocais.Semi-occlusion exercises vocal tract exercises can be considered strategic in singing teaching because of the vocal benefits they promote during the acquisition of skills, and consequently in the performative development of the student. They can be performed in class context in the warming and vocal cooling, but also in the musical repertoire. It is necessary for the teacher to know, try, reflect on certain strategies to apply in the vocal context of the student, taking into account the student’s difficulties and vocal needs, and the very repertoire to be performed by him. It will be important for the teacher to be given the opportunity to feel, to experiment, and to perform certain exercises that promote a full and authentic vocal quality. In this work, the author wants to make an informed pedagogical contribution about the practice of semi-occlusion vocal tract exercises as strategies capable of improving the performance and vocal quality of the student. Several possibilities of implementation and respective vocal benefits will be presented. Consequently, the author presents a questionnaire directed to singing teachers (and vocal ensemble class) and their responses, having analysed the importance of warming and vocal cooling and the practice of semi-occlusion exercises of the vocal tract in class context in terms of use, frequency, duration and vocal typology used both in warming, cooling and other vocal performative moments.Universidade de Aveiro2018-01-25T15:44:58Z2017-06-09T00:00:00Z2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21849TID:201938871porFelicidade, Elsa Cristina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:53Zoai:ria.ua.pt:10773/21849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.434822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
title Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
spellingShingle Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
Felicidade, Elsa Cristina Vieira
Canto - Ensino
Música vocal -- Aspectos fisiológicos
title_short Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
title_full Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
title_fullStr Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
title_full_unstemmed Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
title_sort Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
author Felicidade, Elsa Cristina Vieira
author_facet Felicidade, Elsa Cristina Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicidade, Elsa Cristina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Canto - Ensino
Música vocal -- Aspectos fisiológicos
topic Canto - Ensino
Música vocal -- Aspectos fisiológicos
description Os exercícios de semi-oclusão do trato vocal podem ser considerados estratégicas no ensino do canto pelos benefícios vocais que promovem durante a aquisição de competências e consequentemente no desenvolvimento performativo do aluno. Podem ser executados em contexto de aula no aquecimento e no arrefecimento vocal, mas também no repertório musical. É necessário que o professor conheça, experimente, reflita sobre determinadas estratégias a aplicar no contexto vocal do aluno, tendo em conta as suas dificuldades e necessidades vocais, e o próprio repertório a executar por ele. Será importante que o professor consiga dar oportunidade de sentir, de experimentar e de executar determinados exercícios que promovam uma qualidade vocal plena e autêntica. Neste trabalho, a autora quer deixar um contributo pedagógico informado sobre a prática de exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias capazes de melhorar o desempenho e a qualidade vocal do aluno. Serão apresentadas diversas possibilidades de execução e respetivos benefícios vocais. Consequentemente, a autora expõe um questionário dirigido a professores de canto (e classe de conjunto vocal) e as suas respostas, tendo analisado a importância do aquecimento e do arrefecimento vocal e a prática dos exercícios de semi-oclusão do trato vocal em contexto de aula no que diz respeito ao uso, à frequência, à duração e à tipologia vocal usada quer no aquecimento, no arrefecimento quer noutros momentos performativos vocais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09T00:00:00Z
2017-06-09
2018-01-25T15:44:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21849
TID:201938871
url http://hdl.handle.net/10773/21849
identifier_str_mv TID:201938871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615574728704