O Laboratório de Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renata Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira de Sousa, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25197
Resumo: Este artigo discute as relações que constituem o processo de ensino-aprendizagem no projeto pedagógico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), considerando demandas atuais que reverberam na Atividade do professor. O principal objetivo foi reconhecer as mudanças que ocorrem na Atividade dos professores de matemática e as aprendizagens que decorrem delas em um contexto específico de trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo, o material empírico foi composto por transcrições das entrevistas com os professores participantes. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente teórica da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Essa lente nos possibilitou olhar para a Atividade dos professores direcionada as aulas no LEM motivadas pelas expectativas dos estudantes por aulas diferenciadas, bem como pelas demandas de trabalho do contexto escolar. Os resultados revelam os movimentos de aprendizagem dos professores ao enfrentarem tensões geradas pela necessidade de criar aulas diversificadas, diferentes da sala de aula tradicional. Ao defrontar essas tensões os professores questionam suas próprias práticas e criam alternativas de ensino que conduzem suas decisões acerca da escolha de maneiras de abordar os conteúdos matemáticos. Diferentes mudanças na Atividade são vivenciadas pelos professores. Eles demonstraram que podem mudar o modo como organizam suas aulas, a maneira como ensinam os estudantes e reafirmam a necessidade de um planejamento intencional utilizando os diferentes recursos que o LEM disponibiliza. Os professores, também revelam reflexões críticas e engajamento individual no andamento da Atividade, o que consideramos como movimentos de aprendizagens expansivas.
id RCAP_679e380cca1371d9c1969e1a06325d14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Laboratório de Ensino de MatemáticaArtigosEste artigo discute as relações que constituem o processo de ensino-aprendizagem no projeto pedagógico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), considerando demandas atuais que reverberam na Atividade do professor. O principal objetivo foi reconhecer as mudanças que ocorrem na Atividade dos professores de matemática e as aprendizagens que decorrem delas em um contexto específico de trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo, o material empírico foi composto por transcrições das entrevistas com os professores participantes. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente teórica da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Essa lente nos possibilitou olhar para a Atividade dos professores direcionada as aulas no LEM motivadas pelas expectativas dos estudantes por aulas diferenciadas, bem como pelas demandas de trabalho do contexto escolar. Os resultados revelam os movimentos de aprendizagem dos professores ao enfrentarem tensões geradas pela necessidade de criar aulas diversificadas, diferentes da sala de aula tradicional. Ao defrontar essas tensões os professores questionam suas próprias práticas e criam alternativas de ensino que conduzem suas decisões acerca da escolha de maneiras de abordar os conteúdos matemáticos. Diferentes mudanças na Atividade são vivenciadas pelos professores. Eles demonstraram que podem mudar o modo como organizam suas aulas, a maneira como ensinam os estudantes e reafirmam a necessidade de um planejamento intencional utilizando os diferentes recursos que o LEM disponibiliza. Os professores, também revelam reflexões críticas e engajamento individual no andamento da Atividade, o que consideramos como movimentos de aprendizagens expansivas.This article discusses the relationships that constitute the teaching-learning process in the pedagogical project of the Laboratory for Teaching Mathematics (LTM), considering current demands that reverberate in the teacher's Activity. The main objective was to recognize the changes that occur in the mathematics teachers’ Activity and the learning that results from them in a specific work context. The research is qualitative in nature and the empirical material is composed of transcripts of the interviews carried out with the participating teachers. The analyzes were carried out from the perspective of expansive learning under the theoretical lens of the Cultural-Historical Activity Theory. Such lens allowed us to look at the teachers' Activity directed to classes in LTM motivated by the students' expectations for differentiated classes, as well as by the work demands of the school context. The results reveal the teachers' learning movements when facing tensions generated by the need to create diversified classes, different from the traditional classroom. When facing these tensions, teachers question their own practices and create teaching alternatives that drive their decisions about choosing ways to approach mathematical content. Different changes in the Activity are experienced by the teachers. They demonstrate that they can change the way they organize their classes, and the way they teach students. They also reaffirm the need for intentional planning using the different resources that the LTM makes available. In addition, teachers reveal critical reflections and individual engagement in the course of the Activity, which we consider as expansive learning movements.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.25197por1646-2335Oliveira, Renata Rodrigues dePereira de Sousa, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:05.326925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Laboratório de Ensino de Matemática
title O Laboratório de Ensino de Matemática
spellingShingle O Laboratório de Ensino de Matemática
Oliveira, Renata Rodrigues de
Artigos
title_short O Laboratório de Ensino de Matemática
title_full O Laboratório de Ensino de Matemática
title_fullStr O Laboratório de Ensino de Matemática
title_full_unstemmed O Laboratório de Ensino de Matemática
title_sort O Laboratório de Ensino de Matemática
author Oliveira, Renata Rodrigues de
author_facet Oliveira, Renata Rodrigues de
Pereira de Sousa, Luciana
author_role author
author2 Pereira de Sousa, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renata Rodrigues de
Pereira de Sousa, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo discute as relações que constituem o processo de ensino-aprendizagem no projeto pedagógico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), considerando demandas atuais que reverberam na Atividade do professor. O principal objetivo foi reconhecer as mudanças que ocorrem na Atividade dos professores de matemática e as aprendizagens que decorrem delas em um contexto específico de trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo, o material empírico foi composto por transcrições das entrevistas com os professores participantes. As análises foram realizadas na perspectiva da aprendizagem expansiva sob a lente teórica da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Essa lente nos possibilitou olhar para a Atividade dos professores direcionada as aulas no LEM motivadas pelas expectativas dos estudantes por aulas diferenciadas, bem como pelas demandas de trabalho do contexto escolar. Os resultados revelam os movimentos de aprendizagem dos professores ao enfrentarem tensões geradas pela necessidade de criar aulas diversificadas, diferentes da sala de aula tradicional. Ao defrontar essas tensões os professores questionam suas próprias práticas e criam alternativas de ensino que conduzem suas decisões acerca da escolha de maneiras de abordar os conteúdos matemáticos. Diferentes mudanças na Atividade são vivenciadas pelos professores. Eles demonstraram que podem mudar o modo como organizam suas aulas, a maneira como ensinam os estudantes e reafirmam a necessidade de um planejamento intencional utilizando os diferentes recursos que o LEM disponibiliza. Os professores, também revelam reflexões críticas e engajamento individual no andamento da Atividade, o que consideramos como movimentos de aprendizagens expansivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.25197
url https://doi.org/10.25755/int.25197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951949746176