O processo de elaboração de tarefas didácticas alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática como possibilidade de trabalho em curso de formação de professores de Matemática
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22832 |
Resumo: | Neste artigo, focalizamos o processo de elaboração de um conjunto de tarefas didáticas alternativas para o ensino e aprendizagem de matemática, visando colaborar com a formação de professores de matemática ao incentivar a adoção de metodologias alternativas em sala de aula partindo de materiais disponíveis ao professor. Nosso propósito inicial era o de verificar se seria possível, partindo de questões de alguns vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no Brasil, reapresentar tais questões buscando, incorporá-las numa abordagem alternativa de ensino. Nesta abordagem, concilia-se investigação matemática com uma proposta pedagógica, a qual defende que o conhecimento matemático se desenvolve mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo, em níveis cada vez mais elaborados, num processo dinâmico e em forma de espiral. Esta pesquisa nos levou a formular cinco tarefas didáticas para o ensino de funções, apresentando-se como sugestão no emprego de abordagens alternativas para o ensino de matemática. A possibilidade de reformular essas questões nos mostra a versatilidade que os professores de matemática podem ter quando buscam trabalhar com abordagens de ensino diferentes da tradicional e da tecnicista. Entendemos que este processo de elaboração de tarefas alternativas deveria ser focalizado em curso de formação de professores de matemática, a começar pelos de formação inicial, em disciplinas, como prática ou metodologia de ensino, em que se tratam diversas abordagens para o ensino e aprendizagem de matemática. |
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O processo de elaboração de tarefas didácticas alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática como possibilidade de trabalho em curso de formação de professores de MatemáticaO processo de elaboração de tarefas didácticas alternativas para o ensino e aprendizagem de Matemática como possibilidade de trabalho em curso de formação de professores de MatemáticaArtigosNeste artigo, focalizamos o processo de elaboração de um conjunto de tarefas didáticas alternativas para o ensino e aprendizagem de matemática, visando colaborar com a formação de professores de matemática ao incentivar a adoção de metodologias alternativas em sala de aula partindo de materiais disponíveis ao professor. Nosso propósito inicial era o de verificar se seria possível, partindo de questões de alguns vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no Brasil, reapresentar tais questões buscando, incorporá-las numa abordagem alternativa de ensino. Nesta abordagem, concilia-se investigação matemática com uma proposta pedagógica, a qual defende que o conhecimento matemático se desenvolve mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo, em níveis cada vez mais elaborados, num processo dinâmico e em forma de espiral. Esta pesquisa nos levou a formular cinco tarefas didáticas para o ensino de funções, apresentando-se como sugestão no emprego de abordagens alternativas para o ensino de matemática. A possibilidade de reformular essas questões nos mostra a versatilidade que os professores de matemática podem ter quando buscam trabalhar com abordagens de ensino diferentes da tradicional e da tecnicista. Entendemos que este processo de elaboração de tarefas alternativas deveria ser focalizado em curso de formação de professores de matemática, a começar pelos de formação inicial, em disciplinas, como prática ou metodologia de ensino, em que se tratam diversas abordagens para o ensino e aprendizagem de matemática.In this paper, we focus on the process of developing some alternative tasks for teaching and learning mathematics, aiming to help train mathematics teachers when encouraging them to adopt alternative methodologies in the classroom, using the available materials to the teacher. Based on some questions from university entrance examinations and the High School national examination in Brazil, our initial intention was to observe if it would be possible to restructure these questions having an alternative approach to teaching. In this approach, a mathematics investigation having an educational proposal was put forward, in which it is argued that mathematical knowledge is developed by means of a balance between logical and intuitive aspects at levels which are ever increasingly developed in a dynamic process and spiral form. Following this research, we came up with five tasks to teach functions, presenting them as a suggestion to apply alternative approaches for mathematics teaching. The possibility of reformulating these questions shows us the versatility that mathematics teachers can have when trying to work with other alternative teaching approaches different from the traditional ones. Finally, we understand that this process should be focused on teacher training, starting in undergraduate degree in mathematics teaching in subjects, such as the practice or methodology of teaching where various approaches for teaching and learning mathematics are dealt with. APM - Associação de Professores de Matemática2008-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22832por2183-28380872-3915Meneghetti, Renata CristinaRedling, Julyette Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.384365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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