Resistência do consumidor à adoção de novas tecnologias : o caso dos E-Books
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17065 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Resistência do consumidor à adoção de novas tecnologias : o caso dos E-Booksresistência à adoção de e-bookse-bookscomportamento do consumidorresistência do consumidor à adoção de novas tecnologiasresistance to the adoption of e-booksconsumer behaviourconsumer resistance to the adoption of new technologiesMestrado em MarketingA investigação à resistência do consumidor aquando da adoção de inovações, tem vindo a ganhar importância, impulsionada pelo aparecimento e rápido desenvolvimento de novas tecnologias. A pesquisa com recurso a diferentes objetos de estudo, demonstra-nos que a resistência do indivíduo às inovações não é total, podendo este demonstrar resistência a uma certa inovação e ser perfeitamente aberto à adoção de outra. No caso dos e-books, algumas empresas têm apostado na produção e comercialização dos mesmos, existem mesmo estatísticas que preveem o consumo ascendente de livros eletrónicos. Porém, a realidade é que as vendas de e-books e o número de utilizadores dos mesmos, têm ficado aquém do esperado. Assim, sendo o objetivo principal deste estudo foi entender quais das oito barreiras funcionais e oito barreiras psicológicas, sugeridas por Talke e Heidenreich (2014) influenciam negativamente a intenção de ler e-books, por adotantes e por não-adotantes. Utilizou-se no estudo o método quantitativo descritivo, com uma amostra não-probabilística, por conveniência. Foi efetuado um inquérito online e a análise de dados recorreu à regressão linear múltipla para testar a influência negativa de cada barreira na intenção de adoção. Os resultados revelaram que, no segmento dos não-adotantes, a intenção de adotar e-books é influenciada negativamente pela barreira de complexidade. Por outro lado, relativamente ao segmento dos adotantes, estes indivíduos são influenciados negativamente pela barreira de valor.Research into consumer resistance when adopting innovations has become increasingly important driven by the emergence and rapid development of new technologies. The research using different objects of study shows that a person resistance to innovations is not total, one can demonstrate resistance to certain innovation and be perfectly open to the adoption of another. In the case of e-books, some companies have been betting on the production and commercialization of e-books, there are even statistics that predict the upward consumption of electronic books. However, the reality is that ebook sales and the number of users of e-books have fallen short of expectations. Thus, the main objective of this investigation is to understand which of the eight functional barriers and eight psychological barriers suggested by Talke e Heidenreich (2014), negatively influence the intention to read e-books, by adopters and non-adopters. The descriptive quantitative method was used in the study, with a non-probabilistic sample, for convenience. An online survey was conducted and data analysis used multiple linear regression to test the negative influence of each barrier on the intention to adopt. The results revealed that in the non-adopters segment, the intention to adopt e-books is negatively influenced by complexity barrier. On the other hand, concerning to the segment of the adopters, they are negatively influenced by the value barrier.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaSantos, Cláudia Isabel Dores2019-07-23T00:30:12Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17065porSantos, Cláudia Isabel Dores (2018). "Resistência do consumidor à adoção de novas tecnologias : o caso dos E-Books". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:21.408261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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