O diário de turma no 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5270
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_67c4b47a13b2f46b496d40e2372f86a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diário de turma no 4º ano de escolaridadeDiário de turmaConselho de cooperação educativaGestão de conflitosAutonomiaClass diaryEducational cooperation counsilConflict managementAutonomyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, como reflexão do percurso desenvolvido ao longo do período de intervenção pedagógica. Neste, para além do relato das experiencias realizadas no contexto da prática é apresentada uma investigação sobre “O Diário de Turma no 4º ano de escolaridade” com a finalidade de estudar a sua influência na promoção do desenvolvimento de competências sociais nos alunos, designadamente ao nível das competências de autonomia, responsabilização e resolução e gestão dos conflitos. Em conformidade com o objeto de estudo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa e utilizadas técnicas de recolha e tratamento de dados diretas e indiretas, nomeadamente a observação acompanhada por notas de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Os resultados do estudo revelaram, por um lado, que os alunos encaram o Diário de Turma como um instrumento que ajuda na regulação das suas interações sociais e que a sua forma de implementação pode ter influência na gestão dos comportamentos do grupo.ABSTRACT The present report is part of the Prática de Ensino Supervisionada (Supervised Teaching Practice course), of the Masters of Teaching of Primary Education, at Lisbon School of Education, and offers a reflection of the entire route developed over practice intervention. It presents a research which concerns the use of the Class Diary in a group from Primary Education and how it can help in promoting the development of social skills in students, focusing on the autonomy, accountability and in the resolution and management of conflicts. Thus, direct and indirect tecniques of collection and processing of data were applied in order to ascertain the benefits of the utilization of this tool, in particular, the observation accompanied by field notes, semi-structured interviews and document analysis. The results revealed, on the one hand, that the students face the Class Diary as a tool that helps in the regulation of interactions, not only in the social level, but also related to work, and second, that the form of implementation of this tool may influence the management of behaviors of the group.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLPissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes2015-10-13T14:28:29Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5270TID:201383462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.014302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diário de turma no 4º ano de escolaridade
title O diário de turma no 4º ano de escolaridade
spellingShingle O diário de turma no 4º ano de escolaridade
Pissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes
Diário de turma
Conselho de cooperação educativa
Gestão de conflitos
Autonomia
Class diary
Educational cooperation counsil
Conflict management
Autonomy
title_short O diário de turma no 4º ano de escolaridade
title_full O diário de turma no 4º ano de escolaridade
title_fullStr O diário de turma no 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O diário de turma no 4º ano de escolaridade
title_sort O diário de turma no 4º ano de escolaridade
author Pissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes
author_facet Pissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissarro, Maria Francisca Cardigos Bastos Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Diário de turma
Conselho de cooperação educativa
Gestão de conflitos
Autonomia
Class diary
Educational cooperation counsil
Conflict management
Autonomy
topic Diário de turma
Conselho de cooperação educativa
Gestão de conflitos
Autonomia
Class diary
Educational cooperation counsil
Conflict management
Autonomy
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-13T14:28:29Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5270
TID:201383462
url http://hdl.handle.net/10400.21/5270
identifier_str_mv TID:201383462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403367342080