O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3981
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_8ff72fca894f3c46d902e229b63f8438
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociaisDiário de turmaInteração socialCompetência socialExpressão de emoçõesClass diarySocial interactionSocial skillsEmotions expressionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada (PPS) desenvolvida nas valências creche e jardim de infância (JI), que foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Durante uma semana do mês de dezembro de 2013 e a totalidade do mês de janeiro de 2014 foi desenvolvido o estágio junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os seis e os doze meses, disponibilizando-se um conjunto diversificado de materiais/brinquedos adequados à faixa etária do grupo e à fase de desenvolvimento em que cada criança se encontrava. Entre o mês de fevereiro e maio do presente ano desenvolveu-se a PPS com vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, onde foram realizadas diferentes atividades, relacionadas com a problemática do relatório, assim como relacionadas com o projeto desenvolvido e intitulado “Astronautas e Foguetões”. Foi durante a PPS que surgiu a problemática O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais. As atividades decorrentes da problemática surgiram depois de uma cuidadosa análise ao diário da sala, construído pelas crianças num momento de grande grupo, onde as mesmas registam “O que não gostaram” e “o que gostaram” no decorrer do dia. De acordo com Ana citada em Vasconcelos (1997), na “escola, as crianças são não apenas indivíduos, mas membros de um grupo e, como tal, têm de aprender a funcionar dentro desse grupo” (p.174). De acordo com Kessler (1991, citado em Vasconcelos, 1997), ao realizarem-se reuniões de grande grupo, nas quais as crianças têm voz ativa, promove-se na “sala uma democracia verdadeiramente participativa” (p.175). Assim, considera-se que as crianças ao saberem respeitar-se umas às outras nos momentos de grande grupo, com mais facilidade aprendem a conviver com os colegas noutras circunstâncias, como por exemplo nas brincadeiras livres.Abstract The present report follows the Supervised Professional Practice (PPS) developed in valences nursery and kindergarten (JI), which was held as part of the Masters in Preschool Education. During one week of December 2013 and the entire month of January 2014, an internship has been developed with a group of children aged between six and twelve months old, and was provided a diverse set of materials/toys appropriated to the age group and development phase in which each child was. Between February and May of current year, the PPS was developed together with twenty children, aged between three and six years old, where different activities related to the issue of the report were performed and related to the developed project, entitled "Astronauts and Rockets". It was during the PPS that the issue “Diary as a regulative tool of social interaction and development of social skills” arose. Activities resulting from this issue arose after proceeding to a room diary analysis. The room diary is built by children at times of large group meeting, where the ones record "what they did not like" and "what they did like" throughout the day. According to Ana, cited in Vasconcelos (1997), in "school, children are not only individuals, but also members of a group, and as so, they must learn how to work within that group" (p.174). According to Kessler (1991) cited in Vasconcelos (1997), by performing up to large group meetings, in which children have an active voice, a "a truly participatory democracy" (p.175) is promoted. Thus, it is believed that, if children know how to respect each other in times of large group, they more easily learn how to socialize with colleagues in different scenarios, such as in free play.Lino, DalilaRCIPLFernandes, Ana Raquel Dos Santos2014-11-28T14:16:37Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3981TID:201348934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.085758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
title O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
spellingShingle O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
Diário de turma
Interação social
Competência social
Expressão de emoções
Class diary
Social interaction
Social skills
Emotions expression
title_short O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
title_full O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
title_fullStr O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
title_full_unstemmed O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
title_sort O diário enquanto instrumento regulador da interação social e do desenvolvimento das competências sociais
author Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
author_facet Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Raquel Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Diário de turma
Interação social
Competência social
Expressão de emoções
Class diary
Social interaction
Social skills
Emotions expression
topic Diário de turma
Interação social
Competência social
Expressão de emoções
Class diary
Social interaction
Social skills
Emotions expression
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28T14:16:37Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3981
TID:201348934
url http://hdl.handle.net/10400.21/3981
identifier_str_mv TID:201348934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391968272384