THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315 |
Resumo: | A oração é também organizada como um evento interativo que envolve o falante, ou o autor, e o público (Halliday, 1994). No ato da fala, o falante adota para si mesmo um papel particular em relação à mesma e, ao fazer isso, ele designa ao ouvinte um papel complementar, papel esse que o falante espera que o ouvinte adote em seu turno (Halliday, 1994). A título de exemplificação, quando o falante faz uma pergunta, ele desempenha o papel daquele que procura uma informação e, deste modo, requer ao ouvinte que este último supra a informação pedida (Halliday, 1994). Este artigo apresenta uma análise de duas propagandas turísticas institucionais, uma da Prefeitura de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais e a outra do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo que tal capital e tal Estado estão localizados no Brasil. Tal análise valeu-se da metafunção interpessoal, a qual oferece um instrumental para a descrição da interação entre usuários da linguagem, seja tal interação pautada pelo fornecimento e/ou solicitação de informações e/ou de bens e serviços (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004). Quanto à metodologia, foram classificados os absolutos, as proposições, as propostas, os adjuntos modais e os itens lexicais, posteriormente quantificados com vistas a uma análise qualitativo-discursiva. Cabe salientar que a classificação da interpessoalidade em itens lexicais obedeceu a dois parâmetros propostos por Hunston e Thompson (2003), o de julgamento de valor e o de importância. Quando houve sobreposição destes dois parâmetros na classificação da interpessoalidade em itens lexicais, adotou-se um rótulo “ambos parâmetros” para abarcar tais casos. Resultados apontam uma maior recorrência de propostas na propaganda do Governo em comparação a da Prefeitura. Pode-se concluir que a propaganda da Prefeitura faz uso do gênero do discurso turístico com fins sócio-políticos, ao passo que a propaganda do Governo tem como objetivo divulgar o turismo em Minas Gerais sem tencionar diretamente persuadir seus leitores a partir do discurso político. |
id |
RCAP_67d967c172e04b7ea07a339c1caebdb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.parc.ipp.pt:article/3315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISINGA METAFUNÇÃO INTERPESSOAL EM DUAS PROPAGANDAS TURÍSTICAS INSTITUCIONAISLingüística Sistêmico-funcionalMetafunção InterpessoalInterpessoalidade em Itens LexicaisDemanda/Fornecimento de InformaçõesDemanda/Fornecimento de Bens e ServiçosSystemic Functional LinguisticsInterpersonal MetafunctionInterpersonality in Lexical ItemsDemanding/Offering of InformationDemanding/Offering of Goods & ServicesA oração é também organizada como um evento interativo que envolve o falante, ou o autor, e o público (Halliday, 1994). No ato da fala, o falante adota para si mesmo um papel particular em relação à mesma e, ao fazer isso, ele designa ao ouvinte um papel complementar, papel esse que o falante espera que o ouvinte adote em seu turno (Halliday, 1994). A título de exemplificação, quando o falante faz uma pergunta, ele desempenha o papel daquele que procura uma informação e, deste modo, requer ao ouvinte que este último supra a informação pedida (Halliday, 1994). Este artigo apresenta uma análise de duas propagandas turísticas institucionais, uma da Prefeitura de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais e a outra do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo que tal capital e tal Estado estão localizados no Brasil. Tal análise valeu-se da metafunção interpessoal, a qual oferece um instrumental para a descrição da interação entre usuários da linguagem, seja tal interação pautada pelo fornecimento e/ou solicitação de informações e/ou de bens e serviços (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004). Quanto à metodologia, foram classificados os absolutos, as proposições, as propostas, os adjuntos modais e os itens lexicais, posteriormente quantificados com vistas a uma análise qualitativo-discursiva. Cabe salientar que a classificação da interpessoalidade em itens lexicais obedeceu a dois parâmetros propostos por Hunston e Thompson (2003), o de julgamento de valor e o de importância. Quando houve sobreposição destes dois parâmetros na classificação da interpessoalidade em itens lexicais, adotou-se um rótulo “ambos parâmetros” para abarcar tais casos. Resultados apontam uma maior recorrência de propostas na propaganda do Governo em comparação a da Prefeitura. Pode-se concluir que a propaganda da Prefeitura faz uso do gênero do discurso turístico com fins sócio-políticos, ao passo que a propaganda do Governo tem como objetivo divulgar o turismo em Minas Gerais sem tencionar diretamente persuadir seus leitores a partir do discurso político.Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto2019-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315POLISSEMA – ISCAP Journal of Letters; No. 6 (2006)POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; Núm. 6 (2006)POLISSEMA; No 6 (2006)POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; N.º 6 (2006)2184-710X1645-1937reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3315https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3315/1299Direitos de Autor (c) 2006 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAPinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Alves, Daniel AntônioBrasil Gonçalves Lacerda, PriscilaRego Rodrigues, Roberta2024-02-01T20:17:59Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/3315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:58.457812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING A METAFUNÇÃO INTERPESSOAL EM DUAS PROPAGANDAS TURÍSTICAS INSTITUCIONAIS |
title |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
spellingShingle |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING Sousa Alves, Daniel Antônio Lingüística Sistêmico-funcional Metafunção Interpessoal Interpessoalidade em Itens Lexicais Demanda/Fornecimento de Informações Demanda/Fornecimento de Bens e Serviços Systemic Functional Linguistics Interpersonal Metafunction Interpersonality in Lexical Items Demanding/Offering of Information Demanding/Offering of Goods & Services |
title_short |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
title_full |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
title_fullStr |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
title_full_unstemmed |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
title_sort |
THE INTERPERSONAL METAFUNCTION IN TWO INSTITUTIONAL TOURIST ADVERTISING |
author |
Sousa Alves, Daniel Antônio |
author_facet |
Sousa Alves, Daniel Antônio Brasil Gonçalves Lacerda, Priscila Rego Rodrigues, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Brasil Gonçalves Lacerda, Priscila Rego Rodrigues, Roberta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Alves, Daniel Antônio Brasil Gonçalves Lacerda, Priscila Rego Rodrigues, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Sistêmico-funcional Metafunção Interpessoal Interpessoalidade em Itens Lexicais Demanda/Fornecimento de Informações Demanda/Fornecimento de Bens e Serviços Systemic Functional Linguistics Interpersonal Metafunction Interpersonality in Lexical Items Demanding/Offering of Information Demanding/Offering of Goods & Services |
topic |
Lingüística Sistêmico-funcional Metafunção Interpessoal Interpessoalidade em Itens Lexicais Demanda/Fornecimento de Informações Demanda/Fornecimento de Bens e Serviços Systemic Functional Linguistics Interpersonal Metafunction Interpersonality in Lexical Items Demanding/Offering of Information Demanding/Offering of Goods & Services |
description |
A oração é também organizada como um evento interativo que envolve o falante, ou o autor, e o público (Halliday, 1994). No ato da fala, o falante adota para si mesmo um papel particular em relação à mesma e, ao fazer isso, ele designa ao ouvinte um papel complementar, papel esse que o falante espera que o ouvinte adote em seu turno (Halliday, 1994). A título de exemplificação, quando o falante faz uma pergunta, ele desempenha o papel daquele que procura uma informação e, deste modo, requer ao ouvinte que este último supra a informação pedida (Halliday, 1994). Este artigo apresenta uma análise de duas propagandas turísticas institucionais, uma da Prefeitura de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais e a outra do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo que tal capital e tal Estado estão localizados no Brasil. Tal análise valeu-se da metafunção interpessoal, a qual oferece um instrumental para a descrição da interação entre usuários da linguagem, seja tal interação pautada pelo fornecimento e/ou solicitação de informações e/ou de bens e serviços (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004). Quanto à metodologia, foram classificados os absolutos, as proposições, as propostas, os adjuntos modais e os itens lexicais, posteriormente quantificados com vistas a uma análise qualitativo-discursiva. Cabe salientar que a classificação da interpessoalidade em itens lexicais obedeceu a dois parâmetros propostos por Hunston e Thompson (2003), o de julgamento de valor e o de importância. Quando houve sobreposição destes dois parâmetros na classificação da interpessoalidade em itens lexicais, adotou-se um rótulo “ambos parâmetros” para abarcar tais casos. Resultados apontam uma maior recorrência de propostas na propaganda do Governo em comparação a da Prefeitura. Pode-se concluir que a propaganda da Prefeitura faz uso do gênero do discurso turístico com fins sócio-políticos, ao passo que a propaganda do Governo tem como objetivo divulgar o turismo em Minas Gerais sem tencionar diretamente persuadir seus leitores a partir do discurso político. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315 https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315 |
url |
https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3315 https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3315/1299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
POLISSEMA – ISCAP Journal of Letters; No. 6 (2006) POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; Núm. 6 (2006) POLISSEMA; No 6 (2006) POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP; N.º 6 (2006) 2184-710X 1645-1937 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130474700865537 |