Gestão da eficiência energética e análise da qualidade de energia em postos de carregamento de bicicletas elétricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodino, Analcísio António
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10008
Resumo: A crescente mobilidade levou diretamente à deterioração das condições de tráfego, ao consumo extra de combustível, ao aumento das emissões de gases de escape dos automóveis, à poluição do ar e à redução da qualidade de vida. Além de ser um modo de transporte limpo, barato e ótimo para viagens de curta distância, o ciclismo pode oferecer soluções para o problema da mobilidade urbana. O sistema de partilha de bicicletas elétricas é considerado como uma implementação de tecnologia limpa, uma vez que tem a possibilidade de utilizar a energia solar fotovoltaica, sendo esta, a chave de desenvolvimento deste sistema. Com a introdução das bicicletas elétricas na mobilidade nacional e, consequentemente, a necessidade de carregamento da bateria regularmente, é de esperar que estas possam estimular algum impacto nas redes elétricas. Por esta razão, o presente trabalho visa analisar o possível impacto que este meio de transporte pode causar na qualidade de energia elétrica distribuída. O estudo foi conduzido por meio de método analítico, que inclui a análise dos ensaios de carregamento. Para tal, recorreu-se aos ensaios feitos no posto de carregamento rápido de veículo elétrico localizado na FCS, de forma a obter uma análise do impacto desta tecnologia na rede de distribuição elétrica. Para os dados recolhidos (tensão, corrente, potência ativa, potência reativa, conteúdo harmónico e equilíbrio de fases), foram apenas analisados os valores médios de cada grandeza, com exceção do conteúdo harmónico em cada ordem, para os quais foram analisados os valores máximos. O registo dos dados foi feito de forma contínua durante todo o intervalo de carregamento, com períodos de amostragem de 1 segundo.
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