Carregamento Wireless de Bicicletas Elétricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9987 |
Resumo: | O sistema de carregamento indutivo (IPT) é amplamente investigado dentro dos métodos modernos para carregamento de baterias, providenciando uma solução sem fios tanto para aplicações automotivas como para dispositivos portáteis. Para aplicações automotivas, o carregamento da bateria por transferência de energia indutiva está a ganhar grande popularidade em relação ao carregamento convencional, pois este é efeito de forma automática sem a intervenção do utilizador. O sistema de carregamento indutivo (IPT) funciona da mesma forma que um transformador, no qual a energia é transferida de uma bobina para a outra por meio de um campo magnético variável. Nesta dissertação é feita a análise de um sistema de transferência de energia por indução sem fios para o carregamento de baterias de bicicletas elétricas. Para o mesmo sistema, é considerada uma topologia não ressonante e uma topologia ressonante. É apresentado o modelo matemático para cada topologia, os quais são simulados em ambiente Simulink (Matlab) para diferentes números de espiras por bobina. As características eletromagnéticas de cada sistema são calculadas pelo método de elementos finitos através do Software MagNet. De acordo com os resultados obtidos pelas simulações dos respetivos modelos é feita a análise do desempenho das diferentes configurações consideradas. |
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Carregamento Wireless de Bicicletas ElétricasCarregamento de Bateriase-BikesSistema de Carregamento IptTopologias de CompensaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO sistema de carregamento indutivo (IPT) é amplamente investigado dentro dos métodos modernos para carregamento de baterias, providenciando uma solução sem fios tanto para aplicações automotivas como para dispositivos portáteis. Para aplicações automotivas, o carregamento da bateria por transferência de energia indutiva está a ganhar grande popularidade em relação ao carregamento convencional, pois este é efeito de forma automática sem a intervenção do utilizador. O sistema de carregamento indutivo (IPT) funciona da mesma forma que um transformador, no qual a energia é transferida de uma bobina para a outra por meio de um campo magnético variável. Nesta dissertação é feita a análise de um sistema de transferência de energia por indução sem fios para o carregamento de baterias de bicicletas elétricas. Para o mesmo sistema, é considerada uma topologia não ressonante e uma topologia ressonante. É apresentado o modelo matemático para cada topologia, os quais são simulados em ambiente Simulink (Matlab) para diferentes números de espiras por bobina. As características eletromagnéticas de cada sistema são calculadas pelo método de elementos finitos através do Software MagNet. De acordo com os resultados obtidos pelas simulações dos respetivos modelos é feita a análise do desempenho das diferentes configurações consideradas.Inductive charging system (IPT) is extensively investigated within modern battery charging methods, providing a wireless solution for both automotive applications and portable devices. For automotive applications, battery charging by inductive power transfer is gaining a lot of popularity over conventional charging, as this is automatically done without user intervention. Inductive charging system (IPT) works in the same way as a transformer, in which the energy is transferred from one coil to another by means of a variable magnetic field. In this dissertation the wireless power induction transfer analysis for electric bicycle battery charging is made. For the same system, it is considered a non-resonant topology and a resonant topology. The mathematical model is presented for each topology, which are simulated in Simulink environment (Matlab) for different numbers of turns per coil. The electromagnetic characteristics of each system are calculated using the finite element method using MagNet Software. According to the results obtained by the simulations of the respective models, the performance of the different configurations considered is analyzed.Calado, Maria do Rosário AlvesuBibliorumGole, Arlindo Isaac Candongo2020-03-11T17:20:30Z2018-07-122018-06-192018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9987TID:202355608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:03.564840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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