A decision support system in shuttle service managing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27923
Resumo: The transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes.
id RCAP_67e8f5afa052988ee5a00a55d8d0bf90
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A decision support system in shuttle service managingAIVRPCSPOptimizationAutomatic SchedulingThe transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes.Universidade de Évora2020-06-24T16:49:52Z2020-06-242020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/27923http://hdl.handle.net/10174/27923TID:202486206porDepartamento de Informáticajotaldeano@gmail.com498Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Toméinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:53.332109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A decision support system in shuttle service managing
title A decision support system in shuttle service managing
spellingShingle A decision support system in shuttle service managing
Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
AI
VRP
CSP
Optimization
Automatic Scheduling
title_short A decision support system in shuttle service managing
title_full A decision support system in shuttle service managing
title_fullStr A decision support system in shuttle service managing
title_full_unstemmed A decision support system in shuttle service managing
title_sort A decision support system in shuttle service managing
author Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
author_facet Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv AI
VRP
CSP
Optimization
Automatic Scheduling
topic AI
VRP
CSP
Optimization
Automatic Scheduling
description The transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24T16:49:52Z
2020-06-24
2020-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27923
http://hdl.handle.net/10174/27923
TID:202486206
url http://hdl.handle.net/10174/27923
identifier_str_mv TID:202486206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
jotaldeano@gmail.com
498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136660970012672