Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Sara Filipa Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19560
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
id RCAP_6801a7cd242046e78e193f743e684880
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira800.7:372.88372.88:800.7372.41Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEsta experiência baseia-se num projecto de intervenção pedagógica no campo da didáctica do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira no qual foram exploradas práticas de leitura com recurso à leitura extensiva, numa turma de 11º ano de Inglês e numa turma de 12ª ano de Espanhol na Escola Secundária D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão, no ano lectivo de 2010/2011. Este projecto visou colher informações sobre as potencialidades da leitura extensiva, em contexto de sala de aula, para a aquisição e/ou desenvolvimento da competência de leitura em língua estrangeira, e para o fomento da autonomia da leitura em língua estrangeira e, consequentemente, para uma aprendizagem mais autónoma. Assim sendo, primeiramente, procedeu-se ao diagnóstico das atitudes e percepções face à leitura por parte dos alunos, através da realização de um questionário inicial. Em virtude dos resultados, foram desenhadas e levadas a cabo actividades de leitura (em três momentos: pré, durante e pós-leitura) com o objectivo de promover competências de leitura em língua estrangeira e de auto-avaliação da leitura. Por último, fez-se a avaliação da experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira com base na informação recolhida no questionário inicial, no questionário final e na observação das aulas dedicadas à experiência pedagógica. A análise dos dados obtidos revela que as experiências de leitura extensiva em língua estrangeira são desejáveis e devem fazer parte da rotina de aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta experiência, embora centrada na leitura extensiva, permitiu-me realizar aprendizagens significativas sobre a profissão docente, nomeadamente através da reflexão sobre a minha prática pedagógica.This case study is based upon a training project developed in the area of EFL and SFL didactics. It describes a project undertaken by the training teacher, in which she investigated the use of extensive reading as a resource to support reading skills, in a class of 11th grade students of English and in a class of 12th grade students of Spanish at D. Sancho I Secondary School in Vila Nova de Famalicão, during the school year of 2010/2011. The study aimed at understanding the pedagogical value of extensive reading as a resource to develop or acquire reading skills in the foreign language classroom and as a way to achieve reading autonomy in a foreign language, and consequently, as an instrument to learning autonomy. So, the first thing done was a diagnosis of students’ beliefs and practices regarding reading through an initial questionnaire. After it, reading activities were developed, aiming at the promotion of reading skills and self-evaluation of the reading process. Finally, the impact of the project was evaluated according to the data collected on the initial and final questionnaires and lesson observation grids. The results show that extensive reading programs are desirable and should be part of a foreign language learning syllabus. This project signified a process of professional development, allowing me to question and reflect upon my pedagogical practices.Moreira, Maria AlfredoNúñez Sabarís, XaquínUniversidade do MinhoSalgueiro, Sara Filipa Lopes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:57.710707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
title Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
spellingShingle Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
Salgueiro, Sara Filipa Lopes
800.7:372.88
372.88:800.7
372.41
title_short Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
title_full Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
title_fullStr Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
title_sort Uma experiência de leitura extensiva na aula de língua estrangeira
author Salgueiro, Sara Filipa Lopes
author_facet Salgueiro, Sara Filipa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Núñez Sabarís, Xaquín
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Sara Filipa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv 800.7:372.88
372.88:800.7
372.41
topic 800.7:372.88
372.88:800.7
372.41
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19560
url http://hdl.handle.net/1822/19560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132731452424192