Análise, instalação e configuração de uma plataforma de gestão de tickets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carlos Miguel Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10993
Resumo: Atualmente, a empregabilidade nas áreas de desenvolvimento de software está a aumentar, abrindo muitas portas para os programadores recém-formados ou em final de mestrado. No entanto, a maioria destas contrata programadores que já possuam algum histórico no mercado de trabalho. Consequentemente, optou-se pela escolha da realização do estágio profissional de forma a obter a experiência referida, onde esta é ganha através do contacto com programadores de uma maior senioridade, e a partir da realização de atividades reais de trabalho. Tudo isto leva a um aumento do conhecimento geral do estagiário, bem como uma maior reputação perante as empresas. O estágio profissional foi realizado na empresa 4ALL Software, que é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de software, que tem o seu foco em áreas como a realidade aumentada, acessibilidade, aplicações web e aplicações móveis. O projeto que incidiu sobre o estágio profissional foi a configuração de uma plataforma de suporte, denominada OTRS. Todas as tarefas foram realizadas sobre uma máquina virtual, criada através do software VirtualBox, que possui a distribuição Ubuntu 16.04 do Linux. Esta máquina foi utilizada para desenvolver as diferentes configurações e instalações da plataforma OTRS, que se baseiam na linguagem de programação Perl. Associadas às tarefas, foram adotadas diferentes metodologias de trabalho, como reuniões diárias e brainstorms, que proporcionaram uma maior interação com os membros da equipa, resultando numa maior partilha de informação e conhecimentos. O estágio profissional decorreu sem imprevistos, resultando na conclusão de todas as tarefas dentro do prazo, e na adquirição de novos conhecimentos e solidificação dos já existentes. O estágio pode ser divido em três fases, uma inicial de pesquisa sobre as plataformas service desk e sistemas Linux, uma fase de instalação e configuração da plataforma OTRS nas máquinas locais, e finalmente a atualização e migração de dados da plataforma local para a plataforma existente no servidor de produção do cliente. Todas estas fases resultaram num acréscimo de conhecimentos remetentes à utilização do Linux e do seu terminal, alterações de layout de plataformas web, fluxos de processos de organizações, serviços de suporte empresariais e manipulação e gestão de bases de dados. Com a realização deste estágio, foi possível adquirir novos conhecimentos, que foram pouco ou nunca referidos durante o meu percurso académico. Um destes casos foi a pouca utilização de sistemas Linux e da linguagem JavaScript que é muito popular no desenvolvimento web atualmente. No entanto, apesar de algumas das tarefas realizadas não terem ido de encontro aos conhecimentos pré-adquiridos na universidade, estes conhecimentos ajudaram-me através da criação de boas bases remetentes ao desenvolvimento de software, e em certos casos, algumas linguagens e tecnologias possuíam semelhanças às estudadas, o que facilitou a compreensão e aplicação da mesma no estágio profissional realizado.
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O projeto que incidiu sobre o estágio profissional foi a configuração de uma plataforma de suporte, denominada OTRS. Todas as tarefas foram realizadas sobre uma máquina virtual, criada através do software VirtualBox, que possui a distribuição Ubuntu 16.04 do Linux. Esta máquina foi utilizada para desenvolver as diferentes configurações e instalações da plataforma OTRS, que se baseiam na linguagem de programação Perl. Associadas às tarefas, foram adotadas diferentes metodologias de trabalho, como reuniões diárias e brainstorms, que proporcionaram uma maior interação com os membros da equipa, resultando numa maior partilha de informação e conhecimentos. O estágio profissional decorreu sem imprevistos, resultando na conclusão de todas as tarefas dentro do prazo, e na adquirição de novos conhecimentos e solidificação dos já existentes. O estágio pode ser divido em três fases, uma inicial de pesquisa sobre as plataformas service desk e sistemas Linux, uma fase de instalação e configuração da plataforma OTRS nas máquinas locais, e finalmente a atualização e migração de dados da plataforma local para a plataforma existente no servidor de produção do cliente. Todas estas fases resultaram num acréscimo de conhecimentos remetentes à utilização do Linux e do seu terminal, alterações de layout de plataformas web, fluxos de processos de organizações, serviços de suporte empresariais e manipulação e gestão de bases de dados. Com a realização deste estágio, foi possível adquirir novos conhecimentos, que foram pouco ou nunca referidos durante o meu percurso académico. Um destes casos foi a pouca utilização de sistemas Linux e da linguagem JavaScript que é muito popular no desenvolvimento web atualmente. No entanto, apesar de algumas das tarefas realizadas não terem ido de encontro aos conhecimentos pré-adquiridos na universidade, estes conhecimentos ajudaram-me através da criação de boas bases remetentes ao desenvolvimento de software, e em certos casos, algumas linguagens e tecnologias possuíam semelhanças às estudadas, o que facilitou a compreensão e aplicação da mesma no estágio profissional realizado.Nowadays, the employability in the software development industry is growing, giving a lot of oportunities for the new programmers that just got out of the university. However, the majority of the enterprises are looking for programmers with some experience in the field. Consequently, the option of doing an internship was chosen, with the goal of getting some experience, where this is obtained by working with older programmers, and by doing diferent tasks in the labor market. All of this contributes to the growth of the intern, and gives him a bigger reputation towards the enterprises. The internship was done in the enterprise 4ALL Software, that has a focus on the development and commercialization of software, and works on certain areas like augmented reality, accessibility, web and mobile applications. The project developed in this internship was the configuration of a support platform called OTRS. All the tasks were done on a virtual machine, created on VirtualBox, wich had the Ubuntu 16.04 Linux operating system. This virtual machine was used to do all the configurations on the platform OTRS, wich was developed with the programming language Perl. Besides the tasks, some work methods were defined, and there was daily meetings and brainstorms, wich leads to a bigger interaction between the team members, resulting in a bigger amount of shared knowledge. The internship elapsed without any problems, resulting in the conclusion of all the tasks inside the defined deadlines, and in the acquisition of new knowledge as well as the solidification of the previous one. The internship can be divided in three phases, the first one beeing the research about service desk platforms and the Linux systems, the second one refering to the instalation and configuration of the OTRS platform in the local machines, and finally, the update and migration of the data existent in the local platform to the production plaform. All this phases resulted in a gain of knowledge about the operating system Linux and its terminal, web applications layout changes, enterprise workflows and support services, and the manipulation and management of databases. This internship brought a variety of new knowledge, wich were rarely, or never refered during my academic years. One of this cases was the use of a Linux operating system and the programming language JavaScript, wich is really popular in web development. However, even if some tasks didn’t had anything related to the knowledge obtained in the university, the knowledge obtained there helped me, they served as the base of my growth, and some of the programming languages studied, had some similarities to the ones used in the internship, wich made it easier to surpass the difficulties that appeared.2022-01-21T12:23:44Z2020-05-25T00:00:00Z2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10993TID:202600530pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Carlos Miguel Oliveira dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:28.638823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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