Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amendoeira, José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Emília, C. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2588
Resumo: Unidade de Monitorização em Indicadores de Saúde - UMIS
id RCAP_680e903fac9aadb4aa3b1473b830170e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative StudySimulação e competências não-técnicas no contexto de emergência pré-hospitalar: estudo qualitativoSimulación y competencias no técnicas en el contexto de emergencia pre-hospitalar: estudio cualitativodebriefingsimulaçãosimulaciónnon-technical skillsqualitative researchsimulationcompetências não-técnicasenfermagempesquisa qualitativacompetencias no técnicasenfermeríainvestigación cualitativaUnidade de Monitorização em Indicadores de Saúde - UMISAbstract - To understand the importance that nurses assign to simulation in the development of non-technical skills in cardiac arrest event in pre-hospital setting. Background Nursing is projected in the future, developing a patient centred approach consistent with the values, needs and desires of patients, considering process of care as a complex intervention. Simulation based on scenarios is an opportunity to recreate this complexity in a virtual way, to develop the non-technical skills. Methods This study uses an inductive, interpretative and constructivist qualitative research. 7 nurses were interviewed. It was developed a thematic analysis content. Results Three themes were identified: Simulation scenarios in pre-hospital emergencies; The acquisition of knowledge to skills development and Construction of the virtual from the real Conclusions The interviewed nurses present weakness of knowledge about simulation types. Debriefing is relevant to the learning skills: critical thinking. thinking, clinical judgement and decision making.Resumo - Compreender a importância que os enfermeiros atribuem à simulação no desenvolvimento de competências não técnicas no evento paragem cardíaca em ambiente préhospitalar. Enquadramento A enfermagem é projetada no futuro, desenvolvendo uma abordagem centrada na pessoa consistente com a valorização de valores, necessidades e desejos destes, considerando o processo de cuidados como intervenção complexa. A simulação baseada em cenários é uma oportunidade para recriar essa complexidade de forma virtual, no desenvolvimento de competências não-técnicas. Metodologia Este estudo utiliza uma pesquisa qualitativa indutiva, interpretativa e construtivista. Foram entrevistados 7 enfermeiros. Foi desenvolvida análise de conteúdo temática. Resultados Foram identificados três temas: cenários de simulação em emergências pré-hospitalares; A aquisição de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e Construção do virtual a partir do real. Conclusões Os enfermeiros entrevistados apresentam conhecimentos a melhorar em relação aos tipos de simulação. Consideram o Debriefing relevante para as habilidades de aprendizagem: pensamento crítico, julgamento clínico e a tomada de decisão.Resumen - Comprender la importancia que los enfermeros atribuyen a la simulación en el desarrollo de competencias no técnicas en el evento paro cardíaco en ambiente prehospitalario. Background La enfermería se proyecta en el futuro, desarrollando un enfoque centrado en la persona consistente con la valorización de valores, necesidades y deseos de éstos, considerando el proceso de cuidar como intervención compleja. La simulación basada en escenarios es una oportunidad para recrear esta complejidad de forma virtual, en el desarrollo de competencias no técnicas. Metodología Este estudio utiliza una investigación cualitativa inductiva, interpretativa y constructivista. Se entrevistaron a 7 enfermeros. Se desarrolló un análisis de contenido temático. Resultados Se identificaron tres temas: escenarios de simulación en emergencias prehospitalarias; La adquisición de conocimiento para el desarrollo de habilidades y la construcción del virtual a partir del real. Conclusiones Los enfermeros entrevistados presentan conocimientos a mejorar en relación a los tipos de simulación. El Debriefing es considerado como relevante para las habilidades de aprendizaje: el pensamiento crítico, el juicio clínico y la toma de decisiones.Unidade de Investigação Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAmendoeira, JoséCarvalho, Emília, C. de2019-05-30T09:02:49Z2018-022018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2588engAmendoeira,J.; Carvalho, E.C. de(2018). Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém, Vol. VI, N. º 2, 2018, pp. 51-61, ISBN: 2182-9608, DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPShttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:43Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:35.654126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
Simulação e competências não-técnicas no contexto de emergência pré-hospitalar: estudo qualitativo
Simulación y competencias no técnicas en el contexto de emergencia pre-hospitalar: estudio cualitativo
title Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
spellingShingle Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
Amendoeira, José
debriefing
simulação
simulación
non-technical skills
qualitative research
simulation
competências não-técnicas
enfermagem
pesquisa qualitativa
competencias no técnicas
enfermería
investigación cualitativa
title_short Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
title_full Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
title_fullStr Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
title_full_unstemmed Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
title_sort Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study
author Amendoeira, José
author_facet Amendoeira, José
Carvalho, Emília, C. de
author_role author
author2 Carvalho, Emília, C. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Amendoeira, José
Carvalho, Emília, C. de
dc.subject.por.fl_str_mv debriefing
simulação
simulación
non-technical skills
qualitative research
simulation
competências não-técnicas
enfermagem
pesquisa qualitativa
competencias no técnicas
enfermería
investigación cualitativa
topic debriefing
simulação
simulación
non-technical skills
qualitative research
simulation
competências não-técnicas
enfermagem
pesquisa qualitativa
competencias no técnicas
enfermería
investigación cualitativa
description Unidade de Monitorização em Indicadores de Saúde - UMIS
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02
2018-02-01T00:00:00Z
2019-05-30T09:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2588
url http://hdl.handle.net/10400.15/2588
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Amendoeira,J.; Carvalho, E.C. de(2018). Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém, Vol. VI, N. º 2, 2018, pp. 51-61, ISBN: 2182-9608, DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS
http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035274944512