Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1074
Resumo: Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.
id RCAP_6815cb65716d6fee08535d2c92288c30
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambientalfuture teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategiesConcepções de futuros professoresEducação ambientalFormação de professoresConceptions of future teachersEnvironmental educationTeacher trainingEste estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIGRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Marisa2014-11-16T00:54:09Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1074porCorreia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1)1983-2117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:26.309506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
future teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategies
title Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
spellingShingle Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
Correia, Marisa
Concepções de futuros professores
Educação ambiental
Formação de professores
Conceptions of future teachers
Environmental education
Teacher training
title_short Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
title_full Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
title_fullStr Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
title_full_unstemmed Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
title_sort Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
author Correia, Marisa
author_facet Correia, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de futuros professores
Educação ambiental
Formação de professores
Conceptions of future teachers
Environmental education
Teacher training
topic Concepções de futuros professores
Educação ambiental
Formação de professores
Conceptions of future teachers
Environmental education
Teacher training
description Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-16T00:54:09Z
2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1074
url http://hdl.handle.net/10400.15/1074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1)
1983-2117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024998899712