Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1074 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos. |
id |
RCAP_6815cb65716d6fee08535d2c92288c30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambientalfuture teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategiesConcepções de futuros professoresEducação ambientalFormação de professoresConceptions of future teachersEnvironmental educationTeacher trainingEste estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos.This study aims to identify the concepts of future teachers of elementary education about environmental education. It also aims to analyze the relationship between conceptions and teaching strategies teachers demonstrate to value the most. The thirty-two participants were attending a training course for teachers in Portugal. In the data analysis, the method of constant questioning and comparing was used until the saturation of the categories. The analysis of questionnaires shows that all participants have an anthropocentric perspective of the environment and a traditional conception of environmental education, based on knowledge of environmental issues and preservation of resources. The teaching methodologies highlighted by the interviewed are in accordance with an education centered in the figure of the teacher and in the acquisition of knowledge.Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIGRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Marisa2014-11-16T00:54:09Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1074porCorreia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1)1983-2117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:26.309506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental future teachers’ conceptions on environment, environmental eduCation and teaChing strategies |
title |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
spellingShingle |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental Correia, Marisa Concepções de futuros professores Educação ambiental Formação de professores Conceptions of future teachers Environmental education Teacher training |
title_short |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
title_full |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
title_fullStr |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
title_sort |
Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental |
author |
Correia, Marisa |
author_facet |
Correia, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de futuros professores Educação ambiental Formação de professores Conceptions of future teachers Environmental education Teacher training |
topic |
Concepções de futuros professores Educação ambiental Formação de professores Conceptions of future teachers Environmental education Teacher training |
description |
Este estudo tem como objetivos conhecer as concepções de futuras professoras do ensino básico sobre a educação ambiental e analisar a relação entre as conceções e as estratégias de ensino que demonstram valorizar. As trinta e duas participantes frequentavam um curso de formação de professores em Portugal. Na análise de dados, utilizou-se o método do questionamento e comparação constantes até a saturação das categorias. A análise dos questionários demonstra que todas as participantes possuem uma perspetiva antropocêntrica do ambiente e uma concepção de educação ambiental tradicional centrada no conhecimento de problemáticas ambientais e na preservação dos recursos. As metodologias de ensino destacadas pelas inquiridas estão em conformidade com um ensino centrado na figura do professor e na aquisição de conhecimentos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-16T00:54:09Z 2014-04 2014-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1074 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, M. (2014). Concepções de futuras professoras do ensino básino acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,16(1) 1983-2117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137024998899712 |