"Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83924
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_68182b4f517f772b9ff350f25cdc91b9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR"Emotions" - A project to SOCIAL AMD EMOTIONAL DEVELOPMENT IN PRESCHOOL AGEDesenvolvimento emocionalDesenvolvimento socialEmoçõesPré-escolarAPPACDMEmotional developmentSocial developmentEmotionsPreschoolAPPACDMRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA idade pré-escolar é uma idade cheia de descobertas, e uma ótima idade para começar a desenvolver as competências socioemocionais. O (re)conhecimento das emoções, em si e nos pares, vai ajudar as crianças a regularem-se emocionalmente e a terem mais ferramentas para a resolução de conflitos. A regulação emocional é uma tarefa que dura toda a vida, mas pode ser iniciada na infância. Assim, a promoção do desenvolvimento emocional e social em idade pré-escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança saudável. Essa promoção, além de contribuir para o desenvolvimento integral da criança, pode funcionar também como prevenção de problemas na adolescência ou mesmo no adulto.O presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante o período de estágio curricular, em que foi desenvolvido, implementado e avaliado o projecto “Emoções”, que teve como objetivo principal a promoção do desenvolvimento social e emocional em crianças de idade pré-escolar. O projeto foi desenvolvido nas salas de pré-escolar, Descobridores I e Descobridores II, da Creche e Jardim de Infância Dandélio, valência que pertence à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra. Na implementação do projeto foram realizadas atividades variadas, que contaram com a participação das crianças, das educadoras e auxiliares de acção educativa. As actividades do projeto foram realizadas com o objetivo principal de desenvolver competências sociais e emocionais, mas também envolveram outras áreas como as artes, ciências ou a música.The preschool age is an age full of discoveries, and a fine age to start developing socioemotional competences. The knowledge of emotions, of self and peers, will help children to regulate emotionally and have more tools to conflict resolution. The emotional regulation is a task that lasts all life, but it can be started in childhood. Thus, the emotional and social development of children must be present in the preschool age to contribute to a healthy integral development of the child. That presence of the emotional and social development in preschool age, besides contributing to the integral development of the child, can also work as prevention of problems in adolescence or even in adult.The present internship report is intended to publicize the work developed during the internship period, in which was developed, implemented and evaluated the project “Emotions”, that had as main objective the promotion of the social and emotional development in preschool age children. The project was developed in the preschool classes, Descobridores I e Descobridores II, of Dandélio kindergarten of the Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental of Coimbra. At the implementation of the project, activities were made with the participations of the children, the preschool education teacher and the education assistants. The project activities were developed with the main objective of developing social and emotional competences, but also involving other areas like arts, sciences and music.2017-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83924http://hdl.handle.net/10316/83924TID:202144127porAlmeida, Inês Isabel Pinto Bastos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-10-08T16:36:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:36.111389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
"Emotions" - A project to SOCIAL AMD EMOTIONAL DEVELOPMENT IN PRESCHOOL AGE
title "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
spellingShingle "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de
Desenvolvimento emocional
Desenvolvimento social
Emoções
Pré-escolar
APPACDM
Emotional development
Social development
Emotions
Preschool
APPACDM
title_short "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_fullStr "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full_unstemmed "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_sort "Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
author Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de
author_facet Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento emocional
Desenvolvimento social
Emoções
Pré-escolar
APPACDM
Emotional development
Social development
Emotions
Preschool
APPACDM
topic Desenvolvimento emocional
Desenvolvimento social
Emoções
Pré-escolar
APPACDM
Emotional development
Social development
Emotions
Preschool
APPACDM
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83924
http://hdl.handle.net/10316/83924
TID:202144127
url http://hdl.handle.net/10316/83924
identifier_str_mv TID:202144127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947608694784