António Aragão e Herberto Helder: entre o experimentalismo e a experiência literária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4905 |
Resumo: | Com o objetivo de sondar a noção de experiência literária, trata-se de observar o modo como António Aragão e Herberto Helder se dedicaram ao experimentalismo verbo-visual a partir da organização dos dois números da Revista de Poesia Experimental (1 e 2, publicadas respectivamente em 1964 e 1966). Trata-se de estabelecer uma relação entre a experiência perceptiva e a experimentação criativa, a partir do vínculo estabelecido entre o discurso verbal e o discurso visual, em que discussões sobre vida e obra participam de uma discussão sobre autoria. Para tanto, importa verificar, no âmbito da Poesia Experimental Portuguesa, questões subjacentes às noções de experiência e de experimento. |
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António Aragão e Herberto Helder: entre o experimentalismo e a experiência literáriaPO.EXAntónio AragãoHerberto HelderExperiênciaExperimentoExperienceExperiment.Faculdade de Artes e HumanidadesCom o objetivo de sondar a noção de experiência literária, trata-se de observar o modo como António Aragão e Herberto Helder se dedicaram ao experimentalismo verbo-visual a partir da organização dos dois números da Revista de Poesia Experimental (1 e 2, publicadas respectivamente em 1964 e 1966). Trata-se de estabelecer uma relação entre a experiência perceptiva e a experimentação criativa, a partir do vínculo estabelecido entre o discurso verbal e o discurso visual, em que discussões sobre vida e obra participam de uma discussão sobre autoria. Para tanto, importa verificar, no âmbito da Poesia Experimental Portuguesa, questões subjacentes às noções de experiência e de experimento.This essay aims to probe the notion of literary experience, observing the way António Aragão and Herberto Helder dedicated themselves to verb-visual experimentalism through the organization of the two issues of the Revista de Poesia Experimental (1 and 2, published respectively in 1964 and 1966). It is, more specifically, establishing a relationship between perceptual experience and creative experimentation, based on the link established between verbal speech and visual speech, in which discussions about life and oeuvre participate in a discussion about authorship. Therefore, it is important to verify, within the scope of the Portuguese experimental poetry, the issues underlying the notions of experience and experiment.UMa-CIERL/CMF/IADigitUMaJoaquim, Ana Cristina2023-01-11T11:22:01Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4905por10.34640/universidademadeira2022joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-15T03:30:55Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:42.770779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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