Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paisana, M.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22623
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe consigo um conjunto de impactos e consequências, alguns dos quais de tipologia e dimensão ainda desconhecidas. O conjunto de práticas comunicacionais e de consumo de media não é excepção, tendo-se observado durante o confinamento de Março / Abril de 2020 uma alteração significativa dos padrões habitualmente atribuídos à sociedade portuguesa. O podcasting, enquanto formato intrinsecamente relacionado com aspectos como a portabilidade e a facilidade de acesso e consumo, enfrenta neste contexto um processo de reenquadramento comunicacional muito significativo, na medida em que as dimensões relevantes do seu consumo estão fortemente associadas aos paradigmas da mobilidade. Essa é, no entanto, apenas uma dimensão relativa da mudança que o formato atravessa, sendo simultânea ao crescente interesse dos modelos plataformizados e fechados de distribuição de conteúdos e à crescente relevância da dimensão social do áudio e, em particular, da voz enquanto ferramenta de aproximação ao outro. Neste artigo é explorada a materialização da mudança observada no formato em virtude da pandemia. Partindo da observação das dinâmicas de consumo em Portugal, procura-se reflectir sobre a forma como o formato é pensado, desenvolvido e operacionalizado pela esfera da produção. Para tal são observadas as dinâmicas de consumo de podcasts em Portugal, recorrendo a uma amostra representativa da população, e os padrões de consumo por género e por fonte em período pré (Dezembro de 2018) e pós-pandemia (Dezembro de 2020). A análise realizada permite constatar que o podcasting terá adquirido, do ponto de vista do consumo, uma configuração orgânica coincidente com uma a comunicabilidade confinada. Do ponto de vista da produção, a pandemia não trava um crescimento exponencial da oferta, em termos de diversidade e quantidade, que redunda numa maior competitividade dos formatos existentes.
id RCAP_6827b725a19c9e797235df369ea4a824
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectadosPodcastingPodcastCovid-19ConfinamentoA pandemia da Covid-19 trouxe consigo um conjunto de impactos e consequências, alguns dos quais de tipologia e dimensão ainda desconhecidas. O conjunto de práticas comunicacionais e de consumo de media não é excepção, tendo-se observado durante o confinamento de Março / Abril de 2020 uma alteração significativa dos padrões habitualmente atribuídos à sociedade portuguesa. O podcasting, enquanto formato intrinsecamente relacionado com aspectos como a portabilidade e a facilidade de acesso e consumo, enfrenta neste contexto um processo de reenquadramento comunicacional muito significativo, na medida em que as dimensões relevantes do seu consumo estão fortemente associadas aos paradigmas da mobilidade. Essa é, no entanto, apenas uma dimensão relativa da mudança que o formato atravessa, sendo simultânea ao crescente interesse dos modelos plataformizados e fechados de distribuição de conteúdos e à crescente relevância da dimensão social do áudio e, em particular, da voz enquanto ferramenta de aproximação ao outro. Neste artigo é explorada a materialização da mudança observada no formato em virtude da pandemia. Partindo da observação das dinâmicas de consumo em Portugal, procura-se reflectir sobre a forma como o formato é pensado, desenvolvido e operacionalizado pela esfera da produção. Para tal são observadas as dinâmicas de consumo de podcasts em Portugal, recorrendo a uma amostra representativa da população, e os padrões de consumo por género e por fonte em período pré (Dezembro de 2018) e pós-pandemia (Dezembro de 2020). A análise realizada permite constatar que o podcasting terá adquirido, do ponto de vista do consumo, uma configuração orgânica coincidente com uma a comunicabilidade confinada. Do ponto de vista da produção, a pandemia não trava um crescimento exponencial da oferta, em termos de diversidade e quantidade, que redunda numa maior competitividade dos formatos existentes.Observatório da Comunicação2021-05-26T15:33:47Z2021-01-01T00:00:00Z20212021-05-26T16:32:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22623por1646-595410.15847/obsOBS0020211932Paisana, M.Martins, R.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:59.696145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
title Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
spellingShingle Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
Paisana, M.
Podcasting
Podcast
Covid-19
Confinamento
title_short Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
title_full Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
title_fullStr Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
title_full_unstemmed Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
title_sort Podcasting e pandemia. Da portabilidade e mobilidade ao confinamento e universos pessoais interconectados
author Paisana, M.
author_facet Paisana, M.
Martins, R.
author_role author
author2 Martins, R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paisana, M.
Martins, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Podcasting
Podcast
Covid-19
Confinamento
topic Podcasting
Podcast
Covid-19
Confinamento
description A pandemia da Covid-19 trouxe consigo um conjunto de impactos e consequências, alguns dos quais de tipologia e dimensão ainda desconhecidas. O conjunto de práticas comunicacionais e de consumo de media não é excepção, tendo-se observado durante o confinamento de Março / Abril de 2020 uma alteração significativa dos padrões habitualmente atribuídos à sociedade portuguesa. O podcasting, enquanto formato intrinsecamente relacionado com aspectos como a portabilidade e a facilidade de acesso e consumo, enfrenta neste contexto um processo de reenquadramento comunicacional muito significativo, na medida em que as dimensões relevantes do seu consumo estão fortemente associadas aos paradigmas da mobilidade. Essa é, no entanto, apenas uma dimensão relativa da mudança que o formato atravessa, sendo simultânea ao crescente interesse dos modelos plataformizados e fechados de distribuição de conteúdos e à crescente relevância da dimensão social do áudio e, em particular, da voz enquanto ferramenta de aproximação ao outro. Neste artigo é explorada a materialização da mudança observada no formato em virtude da pandemia. Partindo da observação das dinâmicas de consumo em Portugal, procura-se reflectir sobre a forma como o formato é pensado, desenvolvido e operacionalizado pela esfera da produção. Para tal são observadas as dinâmicas de consumo de podcasts em Portugal, recorrendo a uma amostra representativa da população, e os padrões de consumo por género e por fonte em período pré (Dezembro de 2018) e pós-pandemia (Dezembro de 2020). A análise realizada permite constatar que o podcasting terá adquirido, do ponto de vista do consumo, uma configuração orgânica coincidente com uma a comunicabilidade confinada. Do ponto de vista da produção, a pandemia não trava um crescimento exponencial da oferta, em termos de diversidade e quantidade, que redunda numa maior competitividade dos formatos existentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26T15:33:47Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
2021-05-26T16:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22623
url http://hdl.handle.net/10071/22623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-5954
10.15847/obsOBS0020211932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134728710782976