A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/1963 |
Resumo: | A presente comunicação procura reflectir e caracterizar a centralidade da intervenção no espaço de recreio das Escolas tendo em vista a prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos. Estes, são hoje espaços muitas vezes vazios (de adultos, instrumentos, actividades, amigos, …), que se assumem como o “palco principal” da agressividade, violência e vitimação no contexto escolar. Vários estudos (Pires, 2001; Pereira & Melo, 2006; 2009; Pereira, 2007) têm mesmo demonstrado que, no contexto das Escolas de 1º ciclo em Portugal, é neste espaço que ocorrem a maioria (>70%) das práticas agressivas entre alunos. Parte-se da discussão da metodologia de intervenção seguida pelo programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar” numa EB1 do concelho de Évora (Pereira & Melo, 2006, 2009; Pereira, 2007), para apresentar e discutir a acção e os resultados de uma intervenção no recreio escolar centrada em três eixos (supervisão, instrumentos e actividades). Os resultados obtidos sublinham a mais-valia desta intervenção, não só no que se refere à prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos, mas também para uma melhoria do clima de Escola e da motivação e envolvimento dos alunos com consequências no bem-estar e resultados escolares dos mesmos (Pereira & Melo, 2009). |
id |
RCAP_682a7c78ddbb5279c9491b81e6814e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/1963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de BrincarModelo ecológico-desenvolvimentalComportamentos de bullying e agressão/vitimaçãoProgramas de prevenção/ intervençãoEspaço de recreio escolarA presente comunicação procura reflectir e caracterizar a centralidade da intervenção no espaço de recreio das Escolas tendo em vista a prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos. Estes, são hoje espaços muitas vezes vazios (de adultos, instrumentos, actividades, amigos, …), que se assumem como o “palco principal” da agressividade, violência e vitimação no contexto escolar. Vários estudos (Pires, 2001; Pereira & Melo, 2006; 2009; Pereira, 2007) têm mesmo demonstrado que, no contexto das Escolas de 1º ciclo em Portugal, é neste espaço que ocorrem a maioria (>70%) das práticas agressivas entre alunos. Parte-se da discussão da metodologia de intervenção seguida pelo programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar” numa EB1 do concelho de Évora (Pereira & Melo, 2006, 2009; Pereira, 2007), para apresentar e discutir a acção e os resultados de uma intervenção no recreio escolar centrada em três eixos (supervisão, instrumentos e actividades). Os resultados obtidos sublinham a mais-valia desta intervenção, não só no que se refere à prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos, mas também para uma melhoria do clima de Escola e da motivação e envolvimento dos alunos com consequências no bem-estar e resultados escolares dos mesmos (Pereira & Melo, 2009).INFAD2010-04-27T08:47:58Z2010-04-272010-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22824 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1963http://hdl.handle.net/10174/1963eng723-7310214-98772INFAD: International Journal of Developmental and Educational Psychology1 (Ano XXII)livretpereira@uevora.ptA centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar679Pereira, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:45.147332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
title |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
spellingShingle |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar Pereira, Tiago Modelo ecológico-desenvolvimental Comportamentos de bullying e agressão/vitimação Programas de prevenção/ intervenção Espaço de recreio escolar |
title_short |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
title_full |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
title_fullStr |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
title_full_unstemmed |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
title_sort |
A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar |
author |
Pereira, Tiago |
author_facet |
Pereira, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo ecológico-desenvolvimental Comportamentos de bullying e agressão/vitimação Programas de prevenção/ intervenção Espaço de recreio escolar |
topic |
Modelo ecológico-desenvolvimental Comportamentos de bullying e agressão/vitimação Programas de prevenção/ intervenção Espaço de recreio escolar |
description |
A presente comunicação procura reflectir e caracterizar a centralidade da intervenção no espaço de recreio das Escolas tendo em vista a prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos. Estes, são hoje espaços muitas vezes vazios (de adultos, instrumentos, actividades, amigos, …), que se assumem como o “palco principal” da agressividade, violência e vitimação no contexto escolar. Vários estudos (Pires, 2001; Pereira & Melo, 2006; 2009; Pereira, 2007) têm mesmo demonstrado que, no contexto das Escolas de 1º ciclo em Portugal, é neste espaço que ocorrem a maioria (>70%) das práticas agressivas entre alunos. Parte-se da discussão da metodologia de intervenção seguida pelo programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar” numa EB1 do concelho de Évora (Pereira & Melo, 2006, 2009; Pereira, 2007), para apresentar e discutir a acção e os resultados de uma intervenção no recreio escolar centrada em três eixos (supervisão, instrumentos e actividades). Os resultados obtidos sublinham a mais-valia desta intervenção, não só no que se refere à prevenção e redução de práticas agressivas entre alunos, mas também para uma melhoria do clima de Escola e da motivação e envolvimento dos alunos com consequências no bem-estar e resultados escolares dos mesmos (Pereira & Melo, 2009). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-27T08:47:58Z 2010-04-27 2010-04-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/1963 http://hdl.handle.net/10174/1963 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/1963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
723-731 0214-9877 2 INFAD: International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 (Ano XXII) livre tpereira@uevora.pt A centralidade da intervenção na espaço de recreio para a prevenção e redução das práticas agressivas entre alunos – O caso do programa “Outra(s) Forma(s) de Brincar 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22824 bytes application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136461607403520 |