O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Sofia Duarte, 1992-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29880
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_682c6c33b23ff51de23288baa5c3f4b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagemHistóriaEuropa OcidentalÉpoca medievalEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório de prática de ensino supervisionada desenvolve uma opção de ensino-aprendizagem sobre duas importantes temáticas do Programa de História do 10º ano do Ensino Secundário: A primeira intitulada de A Identidade Civilizacional da Europa Ocidental, incidindo no dinamismo Europeu que se fez sentir durante os séculos XII a XIV e a segunda temática intitula-se O Espaço Português, A Consolidação de um Reino Cristão Ibérico, centrada na problemática das origens e estabelecimento de fronteiras do Reino de Portugal. Refiro que a nossa intervenção letiva teve lugar na Sede de Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em Carnaxide, abordando os conteúdos referidos que na nossa opinião são fulcrais para o Ensino e compreensão da História relativamente ao dinamismo económico e demográfico que o continente Europeu viveu na época medieval, que serviu de base durante muitos séculos a todo o processo económico. Não obstante, mais restrito, mas com bastante relevo, o segundo conteúdo trata as origens de Portugal e o estabelecimento das suas fronteiras, sendo crucial a sua abordagem, pois, retrata a formação do nosso país e consequentemente a nossa identidade. O Ensino-aprendizagem destes módulos construiu-se a partir de diversos recursos documentais e audiovisuais, de várias estratégias como a realização de trabalhos em Grupo para desenvolver a autonomia dos alunos com o objetivo destes construírem o próprio conhecimento e melhorarem aprendizagens devido à nossa vontade de implementar nas nossas aulas um modelo educacional que promovesse o ensino centrado no aluno. Concluindo, acima de tudo ambicionámos desenvolver o interesse pela disciplina de História e uma atitude mais reflexiva nos nossos alunos sobre questões tão espaçadas no tempo, mas que contribuíram tanto para a História tendo repercussões para o Homem dos dias de hoje.The following report on teaching practices under monitoring constitutes an option for teaching-learning, focusing on two important topics of 10th grade History curriculum: the first is related to the The Civilizational Identity of Western Europe, focusing on European dynamics as they were perceived from the 12th to the 14th century, and the second is related to The Portuguese Borders: The Consolidation of a Iberian-Christian Kingdom, which focuses on the origins and establishment of Portuguese borders. It should be highlighted that our teaching intervention took place on the Head Office of Camilo Castelo Branco schools in Carnaxide, where we worked on the forementioned contents, which we believe to be of utter importance for teaching and understanding History. The economic and demographic dynamics that Europe went through during the medieval ages were the foundation of the economic process as a whole during many centuries. Even though the second topic is more restrictive in itself it should not be seen as less relevant: it covers the origins of Portugal and the establishment of its borders - which is obviously relevant, as it portrays how our country and Portuguese identity were created. The learning-teaching methodology for these topics was constructed through several documents, some of which of the audiovisual kind, as well as through the creation of group projects that would develop the students' autonomy, so that they could develop their own learning and improve their learning skills – this is mostly due to our desire of implementing a student-focused educational method, which, like the name suggests, is a learning method that focuses primarily on the student. To conclude, we aimed at developing our interest on the subject of History, as well as a reflexive attitude in our students on topics which are distant in time but which nonetheless contributed greatly for History as a whole, as these topics still have their repercussions on mankind as we know it today.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Ana Sofia Duarte, 1992-2017-11-29T15:40:24Z20172017-09-252017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29880TID:201916479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:42.169896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
title O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
spellingShingle O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
Lopes, Ana Sofia Duarte, 1992-
História
Europa Ocidental
Época medieval
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
title_full O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
title_fullStr O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
title_sort O dinamismo europeu dos séculos XII a XIV - A consolidação do Reino de Portugal na Europa Ocidental : uma opção do ensino-aprendizagem
author Lopes, Ana Sofia Duarte, 1992-
author_facet Lopes, Ana Sofia Duarte, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Sofia Duarte, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv História
Europa Ocidental
Época medieval
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História
Europa Ocidental
Época medieval
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29T15:40:24Z
2017
2017-09-25
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29880
TID:201916479
url http://hdl.handle.net/10451/29880
identifier_str_mv TID:201916479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134379970134016