A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sebastião
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26516
Resumo: O objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagens
id RCAP_682f62fe5c2812b0c71613f93850288d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciênciasThe influence of motivation on the learning of primary school students in science classesMotivaçãoConhecimentoAprendizagemEducação em ciênciasMetodologiaResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationO objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagensThe aim of the study is to compare the levels of motivation in science classes in an internal and external context of the classroom and their relationship in the influence of the acquisition of knowledge. The sample consisted of a group of 38 students from the 4th grade (M= 9.05 years; SD = 0.399), divided into two groups (experimental and control) from a school in central Portugal. The results showed that the group of students in an external context of class and with a multidisciplinary method obtained better results and statistically significant differences (p=0.000) in the post-test. The conclusions point out that when students are motivated, they reach and enhance their learningInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSantos, Sebastião2023-01-16T11:39:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26516porSantos, Sebastião (2022). A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:2, p. 1-91645-477410.34620/eduser.v14i2.1362183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:01.399480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
The influence of motivation on the learning of primary school students in science classes
title A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
spellingShingle A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
Santos, Sebastião
Motivação
Conhecimento
Aprendizagem
Educação em ciências
Metodologia
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
title_short A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
title_full A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
title_fullStr A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
title_full_unstemmed A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
title_sort A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
author Santos, Sebastião
author_facet Santos, Sebastião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Conhecimento
Aprendizagem
Educação em ciências
Metodologia
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
topic Motivação
Conhecimento
Aprendizagem
Educação em ciências
Metodologia
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education
description O objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagens
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T11:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26516
url http://hdl.handle.net/10198/26516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Sebastião (2022). A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:2, p. 1-9
1645-4774
10.34620/eduser.v14i2.136
2183-038X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135457003438080