A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26516 |
Resumo: | O objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagens |
id |
RCAP_682f62fe5c2812b0c71613f93850288d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciênciasThe influence of motivation on the learning of primary school students in science classesMotivaçãoConhecimentoAprendizagemEducação em ciênciasMetodologiaResearch Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::EducationO objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagensThe aim of the study is to compare the levels of motivation in science classes in an internal and external context of the classroom and their relationship in the influence of the acquisition of knowledge. The sample consisted of a group of 38 students from the 4th grade (M= 9.05 years; SD = 0.399), divided into two groups (experimental and control) from a school in central Portugal. The results showed that the group of students in an external context of class and with a multidisciplinary method obtained better results and statistically significant differences (p=0.000) in the post-test. The conclusions point out that when students are motivated, they reach and enhance their learningInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSantos, Sebastião2023-01-16T11:39:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26516porSantos, Sebastião (2022). A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:2, p. 1-91645-477410.34620/eduser.v14i2.1362183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:17:01.399480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências The influence of motivation on the learning of primary school students in science classes |
title |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
spellingShingle |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências Santos, Sebastião Motivação Conhecimento Aprendizagem Educação em ciências Metodologia Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
title_short |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
title_full |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
title_fullStr |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
title_sort |
A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências |
author |
Santos, Sebastião |
author_facet |
Santos, Sebastião |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Conhecimento Aprendizagem Educação em ciências Metodologia Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
topic |
Motivação Conhecimento Aprendizagem Educação em ciências Metodologia Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education |
description |
O objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagens |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-16T11:39:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/26516 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/26516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Sebastião (2022). A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:2, p. 1-9 1645-4774 10.34620/eduser.v14i2.136 2183-038X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135457003438080 |