Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dina Isabel Martinho da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9439
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f2e67efe96f2be27f12b496d2abeeb86
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomiaJardim de infânciaHighscopeQuadro das mensagensAutonomiaEstudo exploratórioPreschool educationMessages boardAutonomyExploratory studyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento constitui-se como um relato crítico do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II que decorreu durante um período de quatro meses, em contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada de todo o percurso desenvolvido na prática, expondo ainda um processo investigativo desenvolvido em torno de uma problemática emergente do contexto. A autonomia das crianças relaciona-se diretamente com a liberdade e responsabilidade que cada um toma nas suas ações. Ao dizer-se que uma criança é autónoma é reconhecer que esta é o sujeito da sua própria ação. Porém, as crianças não nascem autónomas, pois entende-se por autonomia uma capacidade que se vai maturando com o desenvolvimento motor e psicossocial da criança. O educador, enquanto responsável pela educação das crianças fora do contexto familiar, deve estimular o desenvolvimento desta capacidade, usando diferentes metodologias e instrumentos. Do ponto de vista metodológico, optei pela realização de um estudo exploratório. Foram realizadas observações e registos diários (notas de campo), gravados vídeos do momento do Quadro das Mensagens na primeira e última sala de JI e, ainda, aplicado um inquérito por questionário às educadoras da instituição. Tudo isto com o objetivo de apurar dados concretos sobre este instrumento ser ou não promotor da autonomia das crianças, neste contexto. Os resultados a que cheguei sugerem que no contexto específico da minha prática, o Quadro das Mensagens é um instrumento que apoia o pensamento autónomo das crianças. Isto porque ao existir um momento específico da rotina para expor este instrumento, é-lhes conferida alguma segurança acerca do seu dia e, em consequência, autonomia na tomada de decisões e realização de tarefas.ABSTRACT The following document reports the analysis about the developed work of Supervised Professional Practice II, which took place over a period of four months in a kindergarten context. The goal of this work is to present, in a reflexive way, the entire journey during the practice in order to develop an investigative work, addressing a problematic of the current context. Children autonomy relates to the freedom and responsibility that each one takes in their own actions. Consequently, saying that a child is autonomous is recognize that he/she is the subject of his own action. However, children are not born autonomous. This capacity grows with the development not only motor, but also psychosocial of the child. It is a responsibility of the kindergarten teacher, as a responsible for the education of children outside the family context, to stimulate the development of this capacity, using different methodologies and instruments. From the methodological point of view, I opted for an exploratory study. In order to collect data for this research I made daily observations and records (field notes), recorded videos on the moment of the Message Board, in the first and last kindergarten room, and applied a survey to the institution's teachers. The objective of doing this was to gather reliable data about this instrument, whether or not it promotes the autonomy of children. Finally, the results of this research suggest that in this specific context, the Message Board seems like an instrument that supports the autonomous thinking of children. By adding this specific moment in their routine and expose this instrument, they have some security about their day and, consequently, autonomy in making decisions and performing tasks.Friães, RitaRCIPLSilva, Dina Isabel Martinho da2019-02-06T11:07:34Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9439TID:202030318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.702049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
title Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
spellingShingle Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
Silva, Dina Isabel Martinho da
Jardim de infância
Highscope
Quadro das mensagens
Autonomia
Estudo exploratório
Preschool education
Messages board
Autonomy
Exploratory study
title_short Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
title_full Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
title_fullStr Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
title_full_unstemmed Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
title_sort Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia
author Silva, Dina Isabel Martinho da
author_facet Silva, Dina Isabel Martinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dina Isabel Martinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Highscope
Quadro das mensagens
Autonomia
Estudo exploratório
Preschool education
Messages board
Autonomy
Exploratory study
topic Jardim de infância
Highscope
Quadro das mensagens
Autonomia
Estudo exploratório
Preschool education
Messages board
Autonomy
Exploratory study
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-06T11:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9439
TID:202030318
url http://hdl.handle.net/10400.21/9439
identifier_str_mv TID:202030318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443823501312