O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, André Luiz Gaspari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34450
Resumo: Este estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.
id RCAP_683d37e57889e48c87ea5d43d73c49d3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didáticoArgumentaçãoDiscursoEnsinoLíngua maternaLivro didáticoEste estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.This study intended to analyze the way the teaching of argumentation is organized to train the students for the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) in what concerns the production of written dissertational-argumentative texts. The analysis is based on rhetoric precepts, namely the studies of the New Rhetoric conducted by Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. In those studies, were picked some categories for the analysis, including the rhetoric triad, the aims of argumentation, the modalities of language, the structure of the argumentative text and associative techniques of argumentation. The corpus analyzed consists of a unity of a school book designed to teach argumentation. Using a qualitative research methodology, several grids were produced presenting the rhetoric categories considered in the analysis. Thus, it was possible to understand how the school book analyzed approaches those rhetoric categories unveiling a plan that presents some aspects which help the student to learn about effective argumentative discourse practices, but also some flaws in what concerns the training to write dissertational-argumentative texts for the exam taken into account.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo2022-08-12T10:14:20Z2021-10-01T00:00:00Z2021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34450porMadureira, André Luiz GaspariSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:45Zoai:ria.ua.pt:10773/34450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:27.816526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
title O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
spellingShingle O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
Madureira, André Luiz Gaspari
Argumentação
Discurso
Ensino
Língua materna
Livro didático
title_short O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
title_full O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
title_fullStr O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
title_full_unstemmed O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
title_sort O ensino da argumentação para o ENEM: análise do livro didático
author Madureira, André Luiz Gaspari
author_facet Madureira, André Luiz Gaspari
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, André Luiz Gaspari
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Discurso
Ensino
Língua materna
Livro didático
topic Argumentação
Discurso
Ensino
Língua materna
Livro didático
description Este estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01T00:00:00Z
2021-10
2022-08-12T10:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34450
url http://hdl.handle.net/10773/34450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137709511409664