ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Attie, João Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Krpan, Cathy Marks
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053
Resumo: Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas.
id UFPEL-3_2a870778ff205727b2657877b0401594
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/19053
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁArgumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático.Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas.Abecan2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de categorias de argumentaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1905310.15210/interfaces.v20i0.19053Interfaces Brasil/Canadá; v. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.091984-56771519-099410.15210/interfaces.v20i0reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053/11856Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessAttie, João PauloKrpan, Cathy Marks2021-01-14T09:42:00Zoai:ojs.ufpel:article/19053Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2021-01-14T09:42Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
title ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
spellingShingle ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
Attie, João Paulo
Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático.
title_short ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
title_full ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
title_fullStr ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
title_full_unstemmed ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
title_sort ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
author Attie, João Paulo
author_facet Attie, João Paulo
Krpan, Cathy Marks
author_role author
author2 Krpan, Cathy Marks
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Attie, João Paulo
Krpan, Cathy Marks
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático.
topic Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático.
description Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de categorias de argumentação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053
10.15210/interfaces.v20i0.19053
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v20i0.19053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053/11856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 20 (2020); 1-20, e20.09
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v20i0
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085796536320