ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053 |
Resumo: | Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas. |
id |
UFPEL-3_2a870778ff205727b2657877b0401594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/19053 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁArgumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático.Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas.Abecan2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de categorias de argumentaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1905310.15210/interfaces.v20i0.19053Interfaces Brasil/Canadá; v. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.091984-56771519-099410.15210/interfaces.v20i0reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053/11856Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessAttie, João PauloKrpan, Cathy Marks2021-01-14T09:42:00Zoai:ojs.ufpel:article/19053Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2021-01-14T09:42Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
title |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
spellingShingle |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ Attie, João Paulo Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático. |
title_short |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
title_full |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
title_fullStr |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
title_full_unstemmed |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
title_sort |
ARGUMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: BRASIL E CANADÁ |
author |
Attie, João Paulo |
author_facet |
Attie, João Paulo Krpan, Cathy Marks |
author_role |
author |
author2 |
Krpan, Cathy Marks |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Attie, João Paulo Krpan, Cathy Marks |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático. |
topic |
Argumentação. Ensino de Matemática. Brasil-Canadá. Livro Didático. |
description |
Tendo como panorama a diferença apontada entre dois países, Brasil e Canadá, em relação à aprendizagem em matemática, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, PISA, este artigo busca apresentar semelhanças e diferenças nos processos de argumentação no ensino da disciplina, relacionados aos principais livros didáticos adotados nas duas regiões. As coleções escolhidas para análise foram as recomendadas pelo Plano Nacional do Livro Didático, PNLD (National Textbook Plan), no Brasil e os livros mais utilizados, no Canadá. Nos fundamentamos nas categorias de argumentação esboçadas inicialmente por Balacheff (1988) e depois descritas por Attie (2016), a argumentação explicativa e a argumentação justificativa. Como resultados, pudemos perceber claramente como, em geral, os livros canadenses possuem uma maior preocupação em incentivar alguns aspectos como a autonomia e a busca de padrões, por exemplo, mas, apesar de uma diferença relevante na abordagem, ao analisarmos mais profundamente o enfoque no ensino dos conteúdos, em alguns casos, aparecem em algumas coleções canadenses, assim como na quase totalidade dos livros brasileiros, o que consideramos um apego excessivo às regras, em detrimento da exposição do processo envolvido no desenvolvimento das mesmas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de categorias de argumentação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053 10.15210/interfaces.v20i0.19053 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v20i0.19053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/19053/11856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 20 (2020); 1-20, e20.09 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 20 (2020); 1-20, e20.09 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v20i0 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756085796536320 |