Ensino de argumentação em livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Janaína da Nóbrega
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45761
Resumo: Há aproximadamente 150 anos, ensina-se Língua Portuguesa no Brasil. Durante todo esse tempo, mudanças vêm sendo operacionalizadas por diferentes forças institucionais: documentos oficiais que parametrizam esse ensino, políticas públicas de formação de professores, pesquisas acadêmicas, livros didáticos. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), mais algumas mudanças vêm sendo propostas. Duas delas são a formalização do trabalho com competências e habilidades e o destaque à competência da argumentação, que passa a ser obrigatória em toda a educação básica. Isso tende a redimensionar o ensino de Língua Portuguesa porque o conceito de argumentação da BNCC focaliza a interação social e, consequentemente, os usos da linguagem nas mais variadas esferas de atividade humana. Assim, torna-se ainda mais imperioso, durante o processo de escolarização, proporcionar aos alunos situações nas quais a argumentação seja o meio de resolver conflitos, de chegar a consensos e de trabalhar colaborativamente em função de metas a conquistar. Devido a isso, materiais didáticos e ações docentes precisam se adequar. Essas adequações passam por incorporar a argumentação como objeto de ensino e desenvolver um trabalho em função dos usos sociais, o que já vem sendo estudado por alguns pesquisadores brasileiros, a exemplo de Ribeiro (2009); Liberali (2013); Aquino (2018); Azevedo; Tinoco (2019). Para contribuir com essa reflexão, nesta pesquisa documental de caráter qualitativo e interpretativista, objetivamos, de maneira geral, investigar a proposta de ensino de argumentação na coleção didática Geração Alpha Língua Portuguesa, aprovada no PNLD 2020, e de modo específico, analisar os diferenciais do trabalho com a argumentação em alguns projetos da seção Interação da citada coleção. Ancorada metodologicamente na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996; KLEIMAN; DE GRANDE, 2015), esta dissertação se fundamenta teoricamente em dois campos centrais: os estudos de letramento de vertente sociocultural (KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008) e a perspectiva interacional da argumentação (GRÁCIO, 2010; PLANTIN, 2008; SANTOS; AZEVEDO, 2017). A análise dos dados evidencia que a proposta de ensino de argumentação por meio de projetos que aglutinam os eixos da leitura, da produção de textos (orais, escritos, multissemióticos), da oralidade e da análise linguística/semiótica estimula, nos estudantes, o uso da argumentação em diferentes ações sociais mediadas por diversas linguagens. Com isso, a argumentação deixa de ser apenas um objeto de ensino para se tornar uma prática social, algo que se vivencia, ou seja, competência que pode subsidiar a ação social na escola e além dela.
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Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), mais algumas mudanças vêm sendo propostas. Duas delas são a formalização do trabalho com competências e habilidades e o destaque à competência da argumentação, que passa a ser obrigatória em toda a educação básica. Isso tende a redimensionar o ensino de Língua Portuguesa porque o conceito de argumentação da BNCC focaliza a interação social e, consequentemente, os usos da linguagem nas mais variadas esferas de atividade humana. Assim, torna-se ainda mais imperioso, durante o processo de escolarização, proporcionar aos alunos situações nas quais a argumentação seja o meio de resolver conflitos, de chegar a consensos e de trabalhar colaborativamente em função de metas a conquistar. Devido a isso, materiais didáticos e ações docentes precisam se adequar. Essas adequações passam por incorporar a argumentação como objeto de ensino e desenvolver um trabalho em função dos usos sociais, o que já vem sendo estudado por alguns pesquisadores brasileiros, a exemplo de Ribeiro (2009); Liberali (2013); Aquino (2018); Azevedo; Tinoco (2019). Para contribuir com essa reflexão, nesta pesquisa documental de caráter qualitativo e interpretativista, objetivamos, de maneira geral, investigar a proposta de ensino de argumentação na coleção didática Geração Alpha Língua Portuguesa, aprovada no PNLD 2020, e de modo específico, analisar os diferenciais do trabalho com a argumentação em alguns projetos da seção Interação da citada coleção. Ancorada metodologicamente na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996; KLEIMAN; DE GRANDE, 2015), esta dissertação se fundamenta teoricamente em dois campos centrais: os estudos de letramento de vertente sociocultural (KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008) e a perspectiva interacional da argumentação (GRÁCIO, 2010; PLANTIN, 2008; SANTOS; AZEVEDO, 2017). A análise dos dados evidencia que a proposta de ensino de argumentação por meio de projetos que aglutinam os eixos da leitura, da produção de textos (orais, escritos, multissemióticos), da oralidade e da análise linguística/semiótica estimula, nos estudantes, o uso da argumentação em diferentes ações sociais mediadas por diversas linguagens. Com isso, a argumentação deixa de ser apenas um objeto de ensino para se tornar uma prática social, algo que se vivencia, ou seja, competência que pode subsidiar a ação social na escola e além dela.For 150 years, in Brazil, the Portuguese language has been taught. During all this time, changes have been operationalized by different institutional forces: official documents that parameterize this teaching, public policies for teacher education, academic research, textbooks. With the publication of the Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), some more changes have been proposed. Two of them are the formalization of work with competencies and abilities and the emphasis on the competency of argumentation, which becomes mandatory in all basic education. This tends to reshape Portuguese language teaching because the BNCC's concept of argumentation focuses on social interaction and, consequently, the uses of language in the most varied spheres of human activity. Therefore, during the schooling process, it becomes even more imperative to provide students with situations in which argumentation is the means of resolving conflicts, reaching consensus and working collaboratively towards goals to be achieved. Because of this, teaching materials and teaching actions need to be adapted. These adjustments involve incorporating argumentation as a teaching object and developing work based on social uses, which some Brazilian researchers have already studied, such as Ribeiro (2009); Liberali (2013); Aquino (2018); Azevedo; Tinoco (2019). To contribute to this reflection, in this qualitative and interpretive documentary research, we aim, in general, to investigate the proposal for teaching argumentation in the educational collection Geração Alpha Língua Portuguesa, approved in PNLD 2020, and specifically, to analyze the differentials of the work with the argumentation in some projects in the section Interação of the aforementioned collection. Methodologically anchored in the area of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996; KLEIMAN; DE GRANDE, 2015), this dissertation is theoretically based on two central fields: literacy studies from a sociocultural perspective (KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008) and interactional argumentation perspective (GRÁCIO, 2010; PLANTIN, 2008; SANTOS; AZEVEDO, 2017). Data analysis highlights that the proposal of teaching argumentation through projects that bring together the axes of reading, text production (oral, written, multisemiotic), orality and linguistic/semiotic analysis encourages students to use argumentation in different social actions mediated by diverse languages. With this, argumentation is no longer just a teaching object to become a social practice, something which is experienced, in other words, is a competence that can support social action at school and beyond.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilEnsino de Língua PortuguesaEnsino de argumentaçãoLivro didáticoPrática socialGêneros discursivosEnsino de argumentação em livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoargumentacaolivro_Barreto_2021.pdfapplication/pdf6045011https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45761/1/Ensinoargumentacaolivro_Barreto_2021.pdf940b61a29351f623c483ed179c5dc10aMD51123456789/457612022-05-02 12:38:34.105oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45761Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:38:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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