O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Bruna Filipa Mouquinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41688
Resumo: O presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação PréEscolar tem como principal foco o envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância. O estudo que está na base deste projeto desenvolveu-se nos contextos onde realizei os meus estágios, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras com essa finalidade. O objetivo deste estudo foi compreender que relação existe entre a instituição e a família e de que forma é importante o envolvimento da família no desenvolvimento do processo educativo da criança. Enquanto estagiária e futura profissional na área, procurei conhecer as conceções das educadoras sobre este tema, através de inquéritos por questionário, mas também através de conversas informais e de reflexões cooperadas. Também realizei algumas intervenções com o intuito de promover o envolvimento das famílias e crianças. Este estudo baseia-se numa metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para a recolha de informações relevantes ao meu estudo, recorri a diferentes procedimentos como a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e os inquéritos por questionário. No tratamento da informação utilizei também a pesquisa e análise documental referente aos projetos pedagógicos das salas. Através deste estudo pude vivenciar diversas experiências em ambos os contextos e conhecer duas realidades diferentes. Com isso, percebi que em certos momentos desta profissão é preciso que o educador se ajuste à realidade que está a viver, como foi o caso da pandemia Covid-19, em que as educadoras tiveram de encontrar estratégias para envolver as famílias nos seus contextos. Tanto as crianças, como as famílias e a equipa pedagógica beneficiam ao envolvermos as famílias no contexto educativo, tendo em conta que estas participam no desenvolvimento das suas crianças.
id RCAP_6843b4d87ce4ebce524c199c44b15920
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infânciaFamíliaEducação de InfânciaEnvolvimento das FamíliasFamilyChildhood EducationFamily involvementO presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação PréEscolar tem como principal foco o envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância. O estudo que está na base deste projeto desenvolveu-se nos contextos onde realizei os meus estágios, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras com essa finalidade. O objetivo deste estudo foi compreender que relação existe entre a instituição e a família e de que forma é importante o envolvimento da família no desenvolvimento do processo educativo da criança. Enquanto estagiária e futura profissional na área, procurei conhecer as conceções das educadoras sobre este tema, através de inquéritos por questionário, mas também através de conversas informais e de reflexões cooperadas. Também realizei algumas intervenções com o intuito de promover o envolvimento das famílias e crianças. Este estudo baseia-se numa metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para a recolha de informações relevantes ao meu estudo, recorri a diferentes procedimentos como a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e os inquéritos por questionário. No tratamento da informação utilizei também a pesquisa e análise documental referente aos projetos pedagógicos das salas. Através deste estudo pude vivenciar diversas experiências em ambos os contextos e conhecer duas realidades diferentes. Com isso, percebi que em certos momentos desta profissão é preciso que o educador se ajuste à realidade que está a viver, como foi o caso da pandemia Covid-19, em que as educadoras tiveram de encontrar estratégias para envolver as famílias nos seus contextos. Tanto as crianças, como as famílias e a equipa pedagógica beneficiam ao envolvermos as famílias no contexto educativo, tendo em conta que estas participam no desenvolvimento das suas crianças.The main focus of this report of the Research Project of the Master's Degree in Preschool Education is the involvement of families in kindergarten and nursery school. The study on which this project is based was developed in the contexts where I did my internships, in order to understand how to promote the family involvement and what strategies are put into practice by educators for this purpose. The objective of this study was to understand the relationship between the institution and the family and how important the involvement of the family is in the development of the child's educational process. As a trainee and future professional in the area, I tried to find out the educators' conceptions on this subject, through questionnaires, but also through informal conversations and cooperative reflections. I also made some interventions in order to promote the involvement of families and children. This study is based on a qualitative research methodology, guided by the principles of action research. To collect information relevant to my study, I used different procedures such as participant observation, field notes, photographic record and questionnaire surveys. In processing the information, I also used the document research and analysis related to the pedagogical projects of the classrooms. Through this study I was able to live several experiences in both contexts and get to know two different realities. With that, I realized that in certain moments of this profession it is necessary that the educator adjusts to the reality that he or she is living, as was the case of the Covid-19 pandemic, in which educators had to find strategies to involve families in their contexts. Children, families and the pedagogical team all benefit by involving families in the educational context, taking into account that they participate in their children's development.Pires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumVidal, Bruna Filipa Mouquinho2022-08-26T13:40:28Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41688TID:203068238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:33.907788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
title O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
spellingShingle O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
Vidal, Bruna Filipa Mouquinho
Família
Educação de Infância
Envolvimento das Famílias
Family
Childhood Education
Family involvement
title_short O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
title_full O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
title_fullStr O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
title_full_unstemmed O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
title_sort O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância
author Vidal, Bruna Filipa Mouquinho
author_facet Vidal, Bruna Filipa Mouquinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Bruna Filipa Mouquinho
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Educação de Infância
Envolvimento das Famílias
Family
Childhood Education
Family involvement
topic Família
Educação de Infância
Envolvimento das Famílias
Family
Childhood Education
Family involvement
description O presente relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação PréEscolar tem como principal foco o envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância. O estudo que está na base deste projeto desenvolveu-se nos contextos onde realizei os meus estágios, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras com essa finalidade. O objetivo deste estudo foi compreender que relação existe entre a instituição e a família e de que forma é importante o envolvimento da família no desenvolvimento do processo educativo da criança. Enquanto estagiária e futura profissional na área, procurei conhecer as conceções das educadoras sobre este tema, através de inquéritos por questionário, mas também através de conversas informais e de reflexões cooperadas. Também realizei algumas intervenções com o intuito de promover o envolvimento das famílias e crianças. Este estudo baseia-se numa metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para a recolha de informações relevantes ao meu estudo, recorri a diferentes procedimentos como a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e os inquéritos por questionário. No tratamento da informação utilizei também a pesquisa e análise documental referente aos projetos pedagógicos das salas. Através deste estudo pude vivenciar diversas experiências em ambos os contextos e conhecer duas realidades diferentes. Com isso, percebi que em certos momentos desta profissão é preciso que o educador se ajuste à realidade que está a viver, como foi o caso da pandemia Covid-19, em que as educadoras tiveram de encontrar estratégias para envolver as famílias nos seus contextos. Tanto as crianças, como as famílias e a equipa pedagógica beneficiam ao envolvermos as famílias no contexto educativo, tendo em conta que estas participam no desenvolvimento das suas crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26T13:40:28Z
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41688
TID:203068238
url http://hdl.handle.net/10400.26/41688
identifier_str_mv TID:203068238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398455148544