A promoção de uma socialização de género igualitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7811 |
Resumo: | Este estudo tem como tema a socialização de género e o papel do agente educativo escola nos níveis pré-escolar e primário. O género e as assimetrias e desigualdades a ele associadas são uma área de investigação central na Sociologia. Ao mesmo tempo a escola é consensualmente reconhecida como um pilar primordial para o desenvolvimento educacional e cívico. Com base nestas temáticas, o enfoque do nosso problema de investigação foi tentar perceber como se realiza o processo de socialização de género entre crianças da pré-escola e ATL (Atividades de Tempos Livres) e quais os efeitos que a frequência de uma “Oficina de formação em educação género e cidadania” por educadoras infantis teve ou podem vir a ter nas suas práticas educativas diárias. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo em que a técnica principal foi a observação direta com o suporte de duas outras técnicas de recolha de dados, a análise documental e a entrevista semi estruturada, o estudo decorreu em duas salas – de infantário e ATL (Atividades de Tempos Livres) de uma instituição na cidade da Covilhã. Os resultados indicam que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, que em ambas as faixas etárias e salas observadas se manifestaram de acordo com a lógica dominante de cariz tradicionalista de atividades e contextos femininos e masculinos. A ação e práticas educativas das educadoras que frequentaram a oficina de formação denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas não ainda uma efetiva promoção. |
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A promoção de uma socialização de género igualitáriaEducação Pré-Primária- InfânciaFormação de EducadorasGénero- Papeis de GéneroPedagogia IgualitáriaSocialização de GéneroDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas SociaisEste estudo tem como tema a socialização de género e o papel do agente educativo escola nos níveis pré-escolar e primário. O género e as assimetrias e desigualdades a ele associadas são uma área de investigação central na Sociologia. Ao mesmo tempo a escola é consensualmente reconhecida como um pilar primordial para o desenvolvimento educacional e cívico. Com base nestas temáticas, o enfoque do nosso problema de investigação foi tentar perceber como se realiza o processo de socialização de género entre crianças da pré-escola e ATL (Atividades de Tempos Livres) e quais os efeitos que a frequência de uma “Oficina de formação em educação género e cidadania” por educadoras infantis teve ou podem vir a ter nas suas práticas educativas diárias. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo em que a técnica principal foi a observação direta com o suporte de duas outras técnicas de recolha de dados, a análise documental e a entrevista semi estruturada, o estudo decorreu em duas salas – de infantário e ATL (Atividades de Tempos Livres) de uma instituição na cidade da Covilhã. Os resultados indicam que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, que em ambas as faixas etárias e salas observadas se manifestaram de acordo com a lógica dominante de cariz tradicionalista de atividades e contextos femininos e masculinos. A ação e práticas educativas das educadoras que frequentaram a oficina de formação denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas não ainda uma efetiva promoção.This research focus gender socialization and the role of the educational agents?kindergarten and primary school. Gender asymmetries and inequalities is a central area of research in Sociology. At the same time school is widely recognized as a key pillar for educational development and citizenship. Based on these themes our research aimed to understand how the process of the gender socialization occur among children in the spaces of kindergarten and Free Time Activities (ATL) for children attending primary school and also what effects the participation in a “Training workshop on gender, education and citizenship” for educators had on their daily educational practices. This study took place in two rooms – kindergarten and ATL of an institution in Covilhã. Using a qualitative methodology supported mainly on the direct observation but with document analysis and semi structured interview as additional techniques. The results indicate that socialization in the two groups studied is strongly shaped by gender roles according to the dominant logic of traditionalist activities for men and women contexts. Both action and educational practices of the educators that have attended the training workshop show awareness for gender and citizenship issues but not yet an effective promotion.Oliveira, Catarina Sales Barbas deuBibliorumMendes, Andreia Sofia Martins2019-12-13T16:39:22Z2016-11-142016-10-102016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7811TID:202331202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:14.999676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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