A promoção de uma socialização de género igualitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Sofia Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7811
Resumo: Este estudo tem como tema a socialização de género e o papel do agente educativo escola nos níveis pré-escolar e primário. O género e as assimetrias e desigualdades a ele associadas são uma área de investigação central na Sociologia. Ao mesmo tempo a escola é consensualmente reconhecida como um pilar primordial para o desenvolvimento educacional e cívico. Com base nestas temáticas, o enfoque do nosso problema de investigação foi tentar perceber como se realiza o processo de socialização de género entre crianças da pré-escola e ATL (Atividades de Tempos Livres) e quais os efeitos que a frequência de uma “Oficina de formação em educação género e cidadania” por educadoras infantis teve ou podem vir a ter nas suas práticas educativas diárias. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo em que a técnica principal foi a observação direta com o suporte de duas outras técnicas de recolha de dados, a análise documental e a entrevista semi estruturada, o estudo decorreu em duas salas – de infantário e ATL (Atividades de Tempos Livres) de uma instituição na cidade da Covilhã. Os resultados indicam que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, que em ambas as faixas etárias e salas observadas se manifestaram de acordo com a lógica dominante de cariz tradicionalista de atividades e contextos femininos e masculinos. A ação e práticas educativas das educadoras que frequentaram a oficina de formação denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas não ainda uma efetiva promoção.
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