Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011 |
Resumo: | Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva. |
id |
RCAP_ac50babf602cf259d87c6121fec950aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-55602017000200011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolarIgualdade de géneropapéis de génerosocialização de géneroeducação pré-escolarpedagogia igualitáriaNeste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011Ex aequo n.36 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011Oliveira,Catarina SalesMendes,Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:14:32Zoai:scielo:S0874-55602017000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:22.347318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
title |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar Oliveira,Catarina Sales Igualdade de género papéis de género socialização de género educação pré-escolar pedagogia igualitária |
title_short |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
title_full |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
title_sort |
Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar |
author |
Oliveira,Catarina Sales |
author_facet |
Oliveira,Catarina Sales Mendes,Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes,Andreia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Catarina Sales Mendes,Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igualdade de género papéis de género socialização de género educação pré-escolar pedagogia igualitária |
topic |
Igualdade de género papéis de género socialização de género educação pré-escolar pedagogia igualitária |
description |
Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ex aequo n.36 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551647471042560 |