Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Catarina Sales
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes,Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011
Resumo: Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.
id RCAP_ac50babf602cf259d87c6121fec950aa
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-55602017000200011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolarIgualdade de géneropapéis de génerosocialização de géneroeducação pré-escolarpedagogia igualitáriaNeste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011Ex aequo n.36 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011Oliveira,Catarina SalesMendes,Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:14:32Zoai:scielo:S0874-55602017000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:22.347318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
title Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
spellingShingle Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
Oliveira,Catarina Sales
Igualdade de género
papéis de género
socialização de género
educação pré-escolar
pedagogia igualitária
title_short Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
title_full Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
title_fullStr Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
title_sort Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar
author Oliveira,Catarina Sales
author_facet Oliveira,Catarina Sales
Mendes,Andreia
author_role author
author2 Mendes,Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Catarina Sales
Mendes,Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de género
papéis de género
socialização de género
educação pré-escolar
pedagogia igualitária
topic Igualdade de género
papéis de género
socialização de género
educação pré-escolar
pedagogia igualitária
description Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres - APEM
dc.source.none.fl_str_mv Ex aequo n.36 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137321591767040