O problema da liberdade no contexto da ação humana e dos valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palminha, Ana Cristina Vieira Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38435
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling O problema da liberdade no contexto da ação humana e dos valoresAutonomiaLiberdadeMoralRazãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este relatório pretende relatar a experiência da prática supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia. As aulas foram lecionadas a uma turma do 10.º ano, em que a unidade curricular trabalhada foi a Unidade II do Programa de Filosofia do Ensino Secundário Português. Esta unidade abrange uma série de conteúdos do programa, que dizem respeito à temática da ação humana e dos valores, sendo que as aulas tiveram como tema, a necessidade de fundamentação da moral, a partir da proposta de Kant, como solução para o problema que se coloca na apreciação valorativa de uma ação moral. A obra de referência foi a Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Immanuel Kant. A filosofia é uma disciplina totalmente nova para a maioria dos alunos. Não é de admirar a sua estranheza em relação a esta novidade. A pertinência dos conteúdos programáticos está para lá do cumprir currículo, é objetivo desta disciplina a aquisição de competências pelos alunos, transversais a todas as disciplinas, para além da preocupação com o seu exercício de cidadania e espírito crítico. A metodologia utilizada foi essencialmente dialógico-expositiva, em que o diálogo com os alunos foi muito valorizado. Foram, também, utilizados vários textos filosóficos, em que a participação dos alunos foi frequentemente solicitada, através da colocação de questões aos mesmos. Por fim, foi projetado um filme, ilustrativo de uma parte dos conteúdos apresentados. A avaliação aconteceu naturalmente, ao longo das aulas, com a participação dos alunos no decorrer das práticas letivas e no fim foi realizado um teste. Esta experiência permitiu-me refletir sobre que tipo de professora sou e como posso melhorar o meu desempenho. Destaco, como qualidades necessárias num docente, o rigor científico e a empatia.This report intends to describe the experience of the supervised practice carried out under the Master's Degree course in Philosophy Teaching. The classes were taught to students of the 10th grade, in which the studied curricular unit was Unit II of the Philosophy of the Portuguese Highschool Education program. This unit covers a series of contents of the program, which relate to the theme of human action and values, being that the theme of the lectures was related to the need for a moral foundation, based on Kant's proposal, as a solution for the problem that arises in the appraisal of a moral action. The reference work was the Fundamentals of the Metaphysics of Customs, by Immanuel Kant. Philosophy is a whole new discipline for most students so, the strangeness about its novelty, is no surprise. The pertinence of the program content is beyond curriculum compliance; it is the objective of this discipline for the students to acquire competences transversal to all disciplines, in addition to develop critical thinking and a concern with their exercise of citizenship. The methodology used was essentially dialogic-expositive, in which the dialogue with the students was highly valued. Several philosophical texts were also analyzed, in which the participation of the students was frequently requested, through questions. Finally, a film has been seen, illustrative of a part of the contents presented. The evaluation happened naturally throughout the classes, with the participation of the students during the teaching practices and in the end a test was carried out. This experience allowed me to place myself as a teacher and to reflect on how I can improve my performance. I also emphasize as necessary qualities in a teacher, the good Kantian way, scientific rigor and empathy.Serrão, Adriana Veríssimo, 1951-Repositório da Universidade de LisboaPalminha, Ana Cristina Vieira Costa2019-05-30T12:53:26Z20182018-10-092018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38435TID:202200892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:17.678262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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