Brincar e motricidade na infância: contos motores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chorro, Mauro André Janeiro Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41492
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples.
id RCAP_6857b1b67986401bc49e0f3e7d7b3ca7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar e motricidade na infância: contos motoresConto MotorJogoBrincarLiteracia MotoraDesenvolvimento MotorO objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples.Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Repositório ComumChorro, Mauro André Janeiro Marques2022-07-29T11:20:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41492203041062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:40.129305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar e motricidade na infância: contos motores
title Brincar e motricidade na infância: contos motores
spellingShingle Brincar e motricidade na infância: contos motores
Chorro, Mauro André Janeiro Marques
Conto Motor
Jogo
Brincar
Literacia Motora
Desenvolvimento Motor
title_short Brincar e motricidade na infância: contos motores
title_full Brincar e motricidade na infância: contos motores
title_fullStr Brincar e motricidade na infância: contos motores
title_full_unstemmed Brincar e motricidade na infância: contos motores
title_sort Brincar e motricidade na infância: contos motores
author Chorro, Mauro André Janeiro Marques
author_facet Chorro, Mauro André Janeiro Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Chorro, Mauro André Janeiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Conto Motor
Jogo
Brincar
Literacia Motora
Desenvolvimento Motor
topic Conto Motor
Jogo
Brincar
Literacia Motora
Desenvolvimento Motor
description O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T11:20:29Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41492
203041062
url http://hdl.handle.net/10400.26/41492
identifier_str_mv 203041062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038717644800