Brincar e motricidade na infância: contos motores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41492 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples. |
id |
RCAP_6857b1b67986401bc49e0f3e7d7b3ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41492 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar e motricidade na infância: contos motoresConto MotorJogoBrincarLiteracia MotoraDesenvolvimento MotorO objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples.Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Repositório ComumChorro, Mauro André Janeiro Marques2022-07-29T11:20:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41492203041062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:40.129305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
title |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
spellingShingle |
Brincar e motricidade na infância: contos motores Chorro, Mauro André Janeiro Marques Conto Motor Jogo Brincar Literacia Motora Desenvolvimento Motor |
title_short |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
title_full |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
title_fullStr |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
title_full_unstemmed |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
title_sort |
Brincar e motricidade na infância: contos motores |
author |
Chorro, Mauro André Janeiro Marques |
author_facet |
Chorro, Mauro André Janeiro Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chorro, Mauro André Janeiro Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto Motor Jogo Brincar Literacia Motora Desenvolvimento Motor |
topic |
Conto Motor Jogo Brincar Literacia Motora Desenvolvimento Motor |
description |
O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da leitura de um conto na aquisição de conhecimentos sobre a história contada. O trabalho enquadra-se na temática do Conto Motor (CM) enquanto instrumento e aplicação pedagógica na educação de infância e suas conexões com a motricidade infantil e o desenvolvimento motor na infância. Na revisão da literatura identifica-mos as aplicações pedagógicas do CM, no âmbito da educação e, especificamente, na área da Educação Física na infância. Foram contados pelo experimentador dois CM, a um grupo de 17 crianças de 4±2,3 anos de idade de um jardim-de-infância público. Foi efetuada a cada criança uma entrevista individual sobre o CM, em três momentos distintos: 1) após o CM (aquisição); 2) no dia seguinte (retenção a um dia) e, 3) uma semana depois (retenção a sete dias uma semana). Cada entrevista abarcava 10 questões relativas aos conteúdos da própria história. Os resultados obtidos mostraram que o nível de retenção de conhecimentos aumentou em relação ao primeiro dia em que as crianças ouviram o Conto. Importa no futuro implementar a avaliação do conhecimento da história lida, comparando a lecionação do conto com vivência motora, em aulas de Educação Física, face à sua leitura simples. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29T11:20:29Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41492 203041062 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41492 |
identifier_str_mv |
203041062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038717644800 |