Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turíbio, Andreia Filipa Coelho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47891
Resumo: O tema deste relatório do projeto de investigação é a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância e tem como principal objetivo compreender como podemos promover o desenvolvimento motor através do brincar e jogar, em contexto de creche e jardim de infância. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta parte de uma investigação qualitativa que se insere numa metodologia de investigação-ação. Assim, tornou-se essencial a observação, as notas de campo, os registos multimédia, a análise documental e os inquéritos por entrevista às educadoras cooperantes. O tratamento e análise da informação recolhida permitiram compreender as conceções das educadoras e adequar as propostas de intervenção realizadas aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Das intervenções implementadas foram selecionadas duas em contexto de Creche e duas em contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a sua relevância para a elaboração deste projeto de investigação. Estas permitiram-me proporcionar momentos de brincadeiras e jogos com o objetivo de promover o desenvolvimento motor das crianças. É de salientar que este estudo permite compreender a importância do desenvolvimento motor nas crianças, aliando-o ao jogo e à brincadeira. Além disso, como as atividades foram realizadas durante o período da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), o impacto do desenvolvimento motor na promoção da qualidade de vidas das crianças foi positivo.
id RCAP_8e20be1c48934462cdd46fbeb43b1b8d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de InfânciaDesenvolvimento motorBrincarJogarPapel do/a educador/aCrecheJardim de infânciaMotor developmentPlayRole of the educatorDaycareKindergartenO tema deste relatório do projeto de investigação é a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância e tem como principal objetivo compreender como podemos promover o desenvolvimento motor através do brincar e jogar, em contexto de creche e jardim de infância. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta parte de uma investigação qualitativa que se insere numa metodologia de investigação-ação. Assim, tornou-se essencial a observação, as notas de campo, os registos multimédia, a análise documental e os inquéritos por entrevista às educadoras cooperantes. O tratamento e análise da informação recolhida permitiram compreender as conceções das educadoras e adequar as propostas de intervenção realizadas aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Das intervenções implementadas foram selecionadas duas em contexto de Creche e duas em contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a sua relevância para a elaboração deste projeto de investigação. Estas permitiram-me proporcionar momentos de brincadeiras e jogos com o objetivo de promover o desenvolvimento motor das crianças. É de salientar que este estudo permite compreender a importância do desenvolvimento motor nas crianças, aliando-o ao jogo e à brincadeira. Além disso, como as atividades foram realizadas durante o período da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), o impacto do desenvolvimento motor na promoção da qualidade de vidas das crianças foi positivo.The theme of this research project report is the importance of motor development in Early Childhood Education and its main objective is to understand how we can promote motor development through play and games in a nursery and kindergarten setting. As far as the methodology used is concerned, this is part of a qualitative investigation that is part of an action-research methodology. Observation, field notes, multimedia recordings, documentary analysis and interviews with the cooperating educators were therefore essential. Processing and analyzing the information gathered allowed us to understand the teachers' conceptions and adapt the intervention proposals to the interests and needs of the groups of children. Of the interventions implemented, two were selected in the Nursery context and two in the Kindergarten context, based on their relevance to this research project. These allowed me to provide moments of play and games with the aim of promoting children's motor development. It's worth noting that this study allows me to understand the importance of motor development in children, combining it with play and games. Furthermore, since the activities were carried out during the COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) period, the impact of motor development on promoting the children's quality of life was positive.Pereira, Ana de Fátima da CostaRepositório ComumTuríbio, Andreia Filipa Coelho2023-11-09T10:24:08Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47891TID:203473868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.694961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
title Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
spellingShingle Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
Turíbio, Andreia Filipa Coelho
Desenvolvimento motor
Brincar
Jogar
Papel do/a educador/a
Creche
Jardim de infância
Motor development
Play
Role of the educator
Daycare
Kindergarten
title_short Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
title_full Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
title_fullStr Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
title_full_unstemmed Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
title_sort Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância
author Turíbio, Andreia Filipa Coelho
author_facet Turíbio, Andreia Filipa Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana de Fátima da Costa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Turíbio, Andreia Filipa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Brincar
Jogar
Papel do/a educador/a
Creche
Jardim de infância
Motor development
Play
Role of the educator
Daycare
Kindergarten
topic Desenvolvimento motor
Brincar
Jogar
Papel do/a educador/a
Creche
Jardim de infância
Motor development
Play
Role of the educator
Daycare
Kindergarten
description O tema deste relatório do projeto de investigação é a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância e tem como principal objetivo compreender como podemos promover o desenvolvimento motor através do brincar e jogar, em contexto de creche e jardim de infância. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta parte de uma investigação qualitativa que se insere numa metodologia de investigação-ação. Assim, tornou-se essencial a observação, as notas de campo, os registos multimédia, a análise documental e os inquéritos por entrevista às educadoras cooperantes. O tratamento e análise da informação recolhida permitiram compreender as conceções das educadoras e adequar as propostas de intervenção realizadas aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Das intervenções implementadas foram selecionadas duas em contexto de Creche e duas em contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a sua relevância para a elaboração deste projeto de investigação. Estas permitiram-me proporcionar momentos de brincadeiras e jogos com o objetivo de promover o desenvolvimento motor das crianças. É de salientar que este estudo permite compreender a importância do desenvolvimento motor nas crianças, aliando-o ao jogo e à brincadeira. Além disso, como as atividades foram realizadas durante o período da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), o impacto do desenvolvimento motor na promoção da qualidade de vidas das crianças foi positivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T10:24:08Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47891
TID:203473868
url http://hdl.handle.net/10400.26/47891
identifier_str_mv TID:203473868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162550050816