Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9214 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE - prova de identificação de palavras escritas - instrumento de rastreio precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. No final do ano letivo, 32 crianças do 1.º ano realizaram a PIPE cronometrada aplicada em pequeno grupo. Para além da PIPE foram também aplicados testes de domínio alfabético e cognitivo. Os resultados mostraram que a PIPE tem boas características psicométricas e um bom potencial na identificação de crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura no final do primeiro ano. |
id |
RCAP_686b285fa90cca41058fffc9476d76ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinalleiturarastreio1º anoidentificação de palavras escritadescodificaçãoO presente estudo tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE - prova de identificação de palavras escritas - instrumento de rastreio precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. No final do ano letivo, 32 crianças do 1.º ano realizaram a PIPE cronometrada aplicada em pequeno grupo. Para além da PIPE foram também aplicados testes de domínio alfabético e cognitivo. Os resultados mostraram que a PIPE tem boas características psicométricas e um bom potencial na identificação de crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura no final do primeiro ano.O presente estudo tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE - prova de identificação de palavras escritas - instrumento de rastreio precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. No final do ano letivo, 32 crianças do 1.º ano realizaram a PIPE cronometrada aplicada em pequeno grupo. Para além da PIPE foram também aplicados testes de domínio alfabético e cognitivo. Os resultados mostraram que a PIPE tem boas características psicométricas e um bom potencial na identificação de crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura no final do primeiro ano.2019-04-12T15:41:42Z2019-02-08T00:00:00Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9214porMeira, Diana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:38.792419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
title |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
spellingShingle |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal Meira, Diana Costa leitura rastreio 1º ano identificação de palavras escrita descodificação |
title_short |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
title_full |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
title_fullStr |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
title_sort |
Rastreio precoce das dificuldades de leitura de palavras: um estudo longitudinal |
author |
Meira, Diana Costa |
author_facet |
Meira, Diana Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Diana Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura rastreio 1º ano identificação de palavras escrita descodificação |
topic |
leitura rastreio 1º ano identificação de palavras escrita descodificação |
description |
O presente estudo tem como objetivo verificar as qualidades psicométricas da PIPE - prova de identificação de palavras escritas - instrumento de rastreio precoce das dificuldades de aprendizagem da leitura no 1º ano. No final do ano letivo, 32 crianças do 1.º ano realizaram a PIPE cronometrada aplicada em pequeno grupo. Para além da PIPE foram também aplicados testes de domínio alfabético e cognitivo. Os resultados mostraram que a PIPE tem boas características psicométricas e um bom potencial na identificação de crianças em risco de insucesso na aprendizagem da leitura no final do primeiro ano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-12T15:41:42Z 2019-02-08T00:00:00Z 2019-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9214 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137132683460609 |