Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruna Isabel Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8302
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica.
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