Impacto da Liderança Servidora na Satisfação no Trabalho: Estudo sobre a Realidade Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2850 |
Resumo: | O presente estudo teve por base compreender de que forma a liderança servidora é exercida em Portugal e de que forma impacta a satisfação dos trabalhadores portugueses. A motivação para esta temática parte da análise de várias investigações sobre a liderança servidora e, dada a escassez de estudos em Portugal, considerou-se relevante a realização de um estudo que procurasse perceber se este estilo de liderança é aplicado nas empresas portuguesas e qual o seu impacto na satisfação dos trabalhadores. Para isso recolheram-se dados, através do método de inquérito por questionário, aplicado a pessoas de dezoito ou mais anos, que residem e trabalham/trabalharam em Portugal ou estão em teletrabalho a partir de Portugal para o estrangeiro e têm/tiveram um superior hierárquico. Face a isto, e feita uma revisão da literatura sobre a Satisfação no Trabalho e a Liderança Servidora que permitiu identificar as escalas/questões a usar no inquérito, testaram-se quatro hipóteses de investigação. A amostra é constituída por 359 respondentes, dos quais 32 foram excluídos uma vez que nunca tiveram funções de liderados, contabilizando 327 respostas para as análises estatísticas. A amostra é composta essencialmente por mulheres, por residentes da zona de Braga e Porto, em empresas de grande dimensão que atuam no setor privado. A análise realizada mostrou que das sete dimensões da Liderança Servidora estudadas há umas que parecem estar mais presentes nos líderes portugueses, como é o caso do “Empowerment” e do “Comportamento ético”. Contudo, estas duas dimensões, são sobreponíveis a outros estilos de liderança, o que dificulta uma identificação clara da liderança servidora nos líderes portugueses. Por outro lado, verificou-se existir, em geral, Satisfação no Trabalho, embora a satisfação intrínseca esteja mais presente do que a satisfação extrínseca, de acordo, aliás, com o que é retratado na literatura da especialidade. Relativamente ao impacto da Liderança Servidora na Satisfação no Trabalho, pode-se concluir que existe, de facto, uma relação entre o estilo de Liderança Servidora e a Satisfação no Trabalho. As dimensões da liderança que mais parecem contribuir para essa satisfação são as “Competências conceptuais”, o “Empowerment”, o “Ajudar os subordinados a crescer e ter sucesso” e o “Comportamento ético”. As dimensões de liderança servidora que menos contribuem para a satisfação dos trabalhadores foram “Cura Emocional”, “Criação de valor para a comunidade” e “Dar primazia aos subordinados”. |
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O presente estudo teve por base compreender de que forma a liderança servidora é exercida em Portugal e de que forma impacta a satisfação dos trabalhadores portugueses. A motivação para esta temática parte da análise de várias investigações sobre a liderança servidora e, dada a escassez de estudos em Portugal, considerou-se relevante a realização de um estudo que procurasse perceber se este estilo de liderança é aplicado nas empresas portuguesas e qual o seu impacto na satisfação dos trabalhadores. Para isso recolheram-se dados, através do método de inquérito por questionário, aplicado a pessoas de dezoito ou mais anos, que residem e trabalham/trabalharam em Portugal ou estão em teletrabalho a partir de Portugal para o estrangeiro e têm/tiveram um superior hierárquico. Face a isto, e feita uma revisão da literatura sobre a Satisfação no Trabalho e a Liderança Servidora que permitiu identificar as escalas/questões a usar no inquérito, testaram-se quatro hipóteses de investigação. A amostra é constituída por 359 respondentes, dos quais 32 foram excluídos uma vez que nunca tiveram funções de liderados, contabilizando 327 respostas para as análises estatísticas. A amostra é composta essencialmente por mulheres, por residentes da zona de Braga e Porto, em empresas de grande dimensão que atuam no setor privado. A análise realizada mostrou que das sete dimensões da Liderança Servidora estudadas há umas que parecem estar mais presentes nos líderes portugueses, como é o caso do “Empowerment” e do “Comportamento ético”. Contudo, estas duas dimensões, são sobreponíveis a outros estilos de liderança, o que dificulta uma identificação clara da liderança servidora nos líderes portugueses. Por outro lado, verificou-se existir, em geral, Satisfação no Trabalho, embora a satisfação intrínseca esteja mais presente do que a satisfação extrínseca, de acordo, aliás, com o que é retratado na literatura da especialidade. Relativamente ao impacto da Liderança Servidora na Satisfação no Trabalho, pode-se concluir que existe, de facto, uma relação entre o estilo de Liderança Servidora e a Satisfação no Trabalho. As dimensões da liderança que mais parecem contribuir para essa satisfação são as “Competências conceptuais”, o “Empowerment”, o “Ajudar os subordinados a crescer e ter sucesso” e o “Comportamento ético”. As dimensões de liderança servidora que menos contribuem para a satisfação dos trabalhadores foram “Cura Emocional”, “Criação de valor para a comunidade” e “Dar primazia aos subordinados”. |
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