UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charone, Alexandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8206
Resumo: Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado.
id RCAP_68a3efc736762cabd12a3993b7103213
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)escolaprojeto pedagógicoensino e aprendizagemfracasso escolarEste trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado.Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora2013-01-31T11:24:39Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8206http://hdl.handle.net/10174/8206porI Jornadas de Investigação do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora1Simsimnaonaoalexandracharone@hotmail.comjbonito@uevora.pt229Charone, AlexandraBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:33.931710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
title UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
spellingShingle UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
Charone, Alexandra
escola
projeto pedagógico
ensino e aprendizagem
fracasso escolar
title_short UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
title_full UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
title_fullStr UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
title_full_unstemmed UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
title_sort UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
author Charone, Alexandra
author_facet Charone, Alexandra
Bonito, Jorge
author_role author
author2 Bonito, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charone, Alexandra
Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv escola
projeto pedagógico
ensino e aprendizagem
fracasso escolar
topic escola
projeto pedagógico
ensino e aprendizagem
fracasso escolar
description Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T11:24:39Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8206
http://hdl.handle.net/10174/8206
url http://hdl.handle.net/10174/8206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv I Jornadas de Investigação do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
1
Sim
sim
nao
nao
alexandracharone@hotmail.com
jbonito@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509994991616