UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8206 |
Resumo: | Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado. |
id |
RCAP_68a3efc736762cabd12a3993b7103213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL)escolaprojeto pedagógicoensino e aprendizagemfracasso escolarEste trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado.Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora2013-01-31T11:24:39Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8206http://hdl.handle.net/10174/8206porI Jornadas de Investigação do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora1Simsimnaonaoalexandracharone@hotmail.comjbonito@uevora.pt229Charone, AlexandraBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:33.931710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
title |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
spellingShingle |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) Charone, Alexandra escola projeto pedagógico ensino e aprendizagem fracasso escolar |
title_short |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
title_full |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
title_fullStr |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
title_full_unstemmed |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
title_sort |
UMA LEITURA AVALIATIVA DO FRACASSO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE) DA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO DO TAUÁ (PARÁ, BRASIL) |
author |
Charone, Alexandra |
author_facet |
Charone, Alexandra Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charone, Alexandra Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola projeto pedagógico ensino e aprendizagem fracasso escolar |
topic |
escola projeto pedagógico ensino e aprendizagem fracasso escolar |
description |
Este trabalho investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá, no Pará (Brasil), especificamente em turmas de 4ª série do ensino fundamental. O estudo é de natureza quanti-qualitativo. Foi construído um questionário direcionado aos alunos, professores e coordenadores, procurando-se determinar o tipo de articulação entre a escola, a família e o meio social, e suas relações com o fracasso escolar. Os resultados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, associados ao aluno, família e suas condições sócio-económicas, às infra-estruturas da escola, ao sistema escolar e ao governo municipal. Por fim, sugere-se um conjunto de medidas para reverter o fenómeno estudado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-31T11:24:39Z 2013-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8206 http://hdl.handle.net/10174/8206 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
I Jornadas de Investigação do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora 1 Sim sim nao nao alexandracharone@hotmail.com jbonito@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509994991616 |