Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5211 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos. |
id |
RCAP_68b6711af5957e45268bf827cb45a7e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivasNecessidades educativas especiaisAtividade e participaçãoDesenhoEducação inclusivaPrática pedagógicaSpecial educational needsActivity and participationUniversal design for learningInclusive educationTeaching practiceBesoins éducatifs particuliersActivité et participationConception universelle de l'apprentissageÉducation inclusivePratique pédagogiqueO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.Abstract This article aims to present a grid for intervention planning that facilitates the development of inclusive pedagogical practices. To this end we conducted a review of the literature focused on the concepts of inclusive education and Universal design for learning (Universal Design for Learning), which allowed to identify and substantiate relevant dimensions to consider in planning of pedagogical intervention ensuring access, participation and success for all students. With this grid for educational intervention planning we intended to ultimately stress the need and the importance of developing planning processes that resorts to diverse forms of motivation and involvement of students, allowing multiple processes of presentation of content learning and the use of various forms of action and expression on the part of students.Résumé Cet article vise à présenter une grille de planification de l‟intervention facilitatrice du développement des pratiques pédagogiques inclusives. À cette fin, nous avons procédé à une revue de la littérature portant sur les concepts de l'éducation inclusive et de la conception universelle de l'apprentissage (Universal Design for Learning), qui nous a permis d‟identifier et justifier la pertinence des dimensions à prendre en considération dans la planification de l'intervention éducative, de forme à garantir l'accès, la participation et la réussite de tous les élèves. Avec la présentation de la grille de planification de l'intervention éducative, nous prétendons souligner le besoin et l'importance de développer des processus de planification qui fournissent des formes diversifiées de motivation et implication des élèves, qui envisagent de multiples façons de présenter les contenus à apprendre et, enfin, qui permettent l'utilisation de différentes formes d'action et d'expression par les élèves.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLNunes, ClarisseMadureira, Isabel2015-09-21T15:20:10Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5211porNunes, C., Madureira, I., (2015) Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 - 1432182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.237148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
title |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
spellingShingle |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas Nunes, Clarisse Necessidades educativas especiais Atividade e participação Desenho Educação inclusiva Prática pedagógica Special educational needs Activity and participation Universal design for learning Inclusive education Teaching practice Besoins éducatifs particuliers Activité et participation Conception universelle de l'apprentissage Éducation inclusive Pratique pédagogique |
title_short |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
title_full |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
title_fullStr |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
title_sort |
Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas |
author |
Nunes, Clarisse |
author_facet |
Nunes, Clarisse Madureira, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Madureira, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Clarisse Madureira, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais Atividade e participação Desenho Educação inclusiva Prática pedagógica Special educational needs Activity and participation Universal design for learning Inclusive education Teaching practice Besoins éducatifs particuliers Activité et participation Conception universelle de l'apprentissage Éducation inclusive Pratique pédagogique |
topic |
Necessidades educativas especiais Atividade e participação Desenho Educação inclusiva Prática pedagógica Special educational needs Activity and participation Universal design for learning Inclusive education Teaching practice Besoins éducatifs particuliers Activité et participation Conception universelle de l'apprentissage Éducation inclusive Pratique pédagogique |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21T15:20:10Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5211 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nunes, C., Madureira, I., (2015) Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 - 143 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133403258290176 |