Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Clarisse
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Madureira, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5211
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
id RCAP_68b6711af5957e45268bf827cb45a7e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivasNecessidades educativas especiaisAtividade e participaçãoDesenhoEducação inclusivaPrática pedagógicaSpecial educational needsActivity and participationUniversal design for learningInclusive educationTeaching practiceBesoins éducatifs particuliersActivité et participationConception universelle de l'apprentissageÉducation inclusivePratique pédagogiqueO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.Abstract This article aims to present a grid for intervention planning that facilitates the development of inclusive pedagogical practices. To this end we conducted a review of the literature focused on the concepts of inclusive education and Universal design for learning (Universal Design for Learning), which allowed to identify and substantiate relevant dimensions to consider in planning of pedagogical intervention ensuring access, participation and success for all students. With this grid for educational intervention planning we intended to ultimately stress the need and the importance of developing planning processes that resorts to diverse forms of motivation and involvement of students, allowing multiple processes of presentation of content learning and the use of various forms of action and expression on the part of students.Résumé Cet article vise à présenter une grille de planification de l‟intervention facilitatrice du développement des pratiques pédagogiques inclusives. À cette fin, nous avons procédé à une revue de la littérature portant sur les concepts de l'éducation inclusive et de la conception universelle de l'apprentissage (Universal Design for Learning), qui nous a permis d‟identifier et justifier la pertinence des dimensions à prendre en considération dans la planification de l'intervention éducative, de forme à garantir l'accès, la participation et la réussite de tous les élèves. Avec la présentation de la grille de planification de l'intervention éducative, nous prétendons souligner le besoin et l'importance de développer des processus de planification qui fournissent des formes diversifiées de motivation et implication des élèves, qui envisagent de multiples façons de présenter les contenus à apprendre et, enfin, qui permettent l'utilisation de différentes formes d'action et d'expression par les élèves.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLNunes, ClarisseMadureira, Isabel2015-09-21T15:20:10Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5211porNunes, C., Madureira, I., (2015) Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 - 1432182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.237148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
title Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
spellingShingle Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
Nunes, Clarisse
Necessidades educativas especiais
Atividade e participação
Desenho
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Special educational needs
Activity and participation
Universal design for learning
Inclusive education
Teaching practice
Besoins éducatifs particuliers
Activité et participation
Conception universelle de l'apprentissage
Éducation inclusive
Pratique pédagogique
title_short Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_full Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_fullStr Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_full_unstemmed Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_sort Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas
author Nunes, Clarisse
author_facet Nunes, Clarisse
Madureira, Isabel
author_role author
author2 Madureira, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Clarisse
Madureira, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Atividade e participação
Desenho
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Special educational needs
Activity and participation
Universal design for learning
Inclusive education
Teaching practice
Besoins éducatifs particuliers
Activité et participation
Conception universelle de l'apprentissage
Éducation inclusive
Pratique pédagogique
topic Necessidades educativas especiais
Atividade e participação
Desenho
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Special educational needs
Activity and participation
Universal design for learning
Inclusive education
Teaching practice
Besoins éducatifs particuliers
Activité et participation
Conception universelle de l'apprentissage
Éducation inclusive
Pratique pédagogique
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T15:20:10Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5211
url http://hdl.handle.net/10400.21/5211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, C., Madureira, I., (2015) Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 - 143
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403258290176