O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14022
Resumo: Este projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional.
id RCAP_68be2976d6a5b4e8aa0c82d422f38e84
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológicoEnsino da músicaMotivação dos alunosMotivação para a aprendizagemJogos educativos - MúsicaNovas tecnologiasEducação musicalEnsino da músicaEste projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional.This research project’s main objective was to observe and analyze the impact of the use of new technologies and the game as a way of developing and consolidating skills in the discipline of Music Training. The use of new technologies, focused on the use of the Android operating system, available for Tablets and Phones. In the literature review a study of authors who have addressed this issue, thus grounding the problem and relevance of this research is conducted. Was applied to study two groups of musical training on the 1st and 2nddegree vocational education school music Cultural Forum Gulpilhares. The research carried out studies the relevance and influence of interactive tools such as cooperation and consolidation study of syllabus content of Musical Training process. The methodology of the research was carried out by means of questionnaires to students, parents and teachers evaluators. It is an ecological, longitudinal, observational study.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-12-26T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14022TID:201585413porQueirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:36Zoai:ria.ua.pt:10773/14022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:42.329130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
title O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
spellingShingle O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
Ensino da música
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Jogos educativos - Música
Novas tecnologias
Educação musical
Ensino da música
title_short O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
title_full O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
title_fullStr O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
title_full_unstemmed O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
title_sort O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
author Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
author_facet Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Jogos educativos - Música
Novas tecnologias
Educação musical
Ensino da música
topic Ensino da música
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Jogos educativos - Música
Novas tecnologias
Educação musical
Ensino da música
description Este projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-12-26T11:00:00Z
2018-07-20T14:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14022
TID:201585413
url http://hdl.handle.net/10773/14022
identifier_str_mv TID:201585413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137547975131136