O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14022 |
Resumo: | Este projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional. |
id |
RCAP_68be2976d6a5b4e8aa0c82d422f38e84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológicoEnsino da músicaMotivação dos alunosMotivação para a aprendizagemJogos educativos - MúsicaNovas tecnologiasEducação musicalEnsino da músicaEste projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional.This research project’s main objective was to observe and analyze the impact of the use of new technologies and the game as a way of developing and consolidating skills in the discipline of Music Training. The use of new technologies, focused on the use of the Android operating system, available for Tablets and Phones. In the literature review a study of authors who have addressed this issue, thus grounding the problem and relevance of this research is conducted. Was applied to study two groups of musical training on the 1st and 2nddegree vocational education school music Cultural Forum Gulpilhares. The research carried out studies the relevance and influence of interactive tools such as cooperation and consolidation study of syllabus content of Musical Training process. The methodology of the research was carried out by means of questionnaires to students, parents and teachers evaluators. It is an ecological, longitudinal, observational study.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-12-26T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14022TID:201585413porQueirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:36Zoai:ria.ua.pt:10773/14022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:42.329130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
title |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
spellingShingle |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de Ensino da música Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem Jogos educativos - Música Novas tecnologias Educação musical Ensino da música |
title_short |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
title_full |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
title_fullStr |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
title_full_unstemmed |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
title_sort |
O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico |
author |
Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de |
author_facet |
Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem Jogos educativos - Música Novas tecnologias Educação musical Ensino da música |
topic |
Ensino da música Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem Jogos educativos - Música Novas tecnologias Educação musical Ensino da música |
description |
Este projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-12-26T11:00:00Z 2018-07-20T14:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14022 TID:201585413 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14022 |
identifier_str_mv |
TID:201585413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137547975131136 |