A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26673 https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758 |
Resumo: | Este texto refere-se a um projeto de pesquisa de pós-doutoramento realizado junto ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora em Portugal no ano de 2018. Nosso objetivo é analisar a produção ficcional contemporânea do Brasil e de Portugal que inclui obras de natureza literária escritas para a infância que, em nosso entendimento, possam atuar como um aparato mobilizador de educação moral, científica e artística. O referencial teórico dialoga com o campo da educação e da literatura buscando uma concepção de educação escolar emancipadora amparada nos estudos de Freire (2006), Rancière (2007) e Candido (1988). Nosso olhar procurou obras que possibilitassem uma combinação de qualidade no texto e na ilustração dentro de uma perspectiva de arte literária e que não estivesse condicionada por uma estrutura dogmática. Percebemos nesse percurso que o mundo da literatura estimula todas as formas de comunicação se colocando como um espaço de reflexão, de ação e de transformação a partir do confronto entre o conteúdo maravilhoso e o conteúdo “real”. |
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A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e PortugalAutonomia do estudanteDidácticaLiteraturaPedagogiaEste texto refere-se a um projeto de pesquisa de pós-doutoramento realizado junto ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora em Portugal no ano de 2018. Nosso objetivo é analisar a produção ficcional contemporânea do Brasil e de Portugal que inclui obras de natureza literária escritas para a infância que, em nosso entendimento, possam atuar como um aparato mobilizador de educação moral, científica e artística. O referencial teórico dialoga com o campo da educação e da literatura buscando uma concepção de educação escolar emancipadora amparada nos estudos de Freire (2006), Rancière (2007) e Candido (1988). Nosso olhar procurou obras que possibilitassem uma combinação de qualidade no texto e na ilustração dentro de uma perspectiva de arte literária e que não estivesse condicionada por uma estrutura dogmática. Percebemos nesse percurso que o mundo da literatura estimula todas as formas de comunicação se colocando como um espaço de reflexão, de ação e de transformação a partir do confronto entre o conteúdo maravilhoso e o conteúdo “real”.DEBUS, Jose Carlos dos Santos; BALÇA, Ângela Maria. A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 81, dez. 2019.2020-01-27T14:40:28Z2020-01-272019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26673http://hdl.handle.net/10174/26673https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758por0104-6578ndapb@uevora.ptDebus, José CarlosBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:56.793524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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