A gestão das escolas primárias públicas : um estudo em Luanda : Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Domingos Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28266
Resumo: Partindo do pressuposto de que, muitas pessoas consideram que é estranho e perigoso aplicar o conceito de gestão à educação: uns veem a gestão como uma forma de tratar os alunos e as suas necessidades como sistemas artificiais, burocracias e rotinas; outros consideram-na sinónimo de manipulação; outros ainda, pensam que é uma capa que esconde a verdadeira realidade da vida escolar. Ora, o presente trabalho investigativo enquadra-se no campo de estudos da Administração e Gestão Escolar, dedica a sua tónica na seguinte problemática: “Qual o modelo de gestão de Escolas Primárias Públicas em Angola e que funções, dinâmicas e desafios estão atribuídos aos diretores”? Sendo um estudo de natureza qualitativa, o principal instrumento na recolha de informação foi a entrevista semiestruturada, sublinhando, igualmente, o facto de termos recorrido à análise dos principais documentos internos das duas escolas em estudo. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica da análise de conteúdo. Procurámos questionar o objeto de estudo, analisando-o e assemelhando-o com os conhecimentos e normativos, mais recentes e não só, sobre a administração e gestão educacional, cultura organizacional, normativos de gestão escolar no contexto angolano, conceção de projetos educativos. O quadro conceptual baseou-se essencialmente na contribuição dos mais recentes estudos sobre estas temáticas. Em relação aos diretores das escolas, os desafios que enfrentam são bastante delicados, uma vez que não se limitam, no exercício das suas funções, a fazer somente aquilo que lhes é atribuído por lei, e não significa que a realidade das escolas se conforme a ela ou que devamos estudar a realidade do trabalho do diretor em função do que está prescrito. Pois, notamos uma grande diferença entre os modelos organizacionais de orientação para a ação decretados pela legislação e os modelos praticados em ação. Daí que se faz necessário o equilíbrio entre as duas formas de organização e gestão do trabalho do diretor. Portanto, é um estudo que não se esgota e com ramificações para novos desenvolvimentos futuros.
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Ora, o presente trabalho investigativo enquadra-se no campo de estudos da Administração e Gestão Escolar, dedica a sua tónica na seguinte problemática: “Qual o modelo de gestão de Escolas Primárias Públicas em Angola e que funções, dinâmicas e desafios estão atribuídos aos diretores”? Sendo um estudo de natureza qualitativa, o principal instrumento na recolha de informação foi a entrevista semiestruturada, sublinhando, igualmente, o facto de termos recorrido à análise dos principais documentos internos das duas escolas em estudo. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica da análise de conteúdo. Procurámos questionar o objeto de estudo, analisando-o e assemelhando-o com os conhecimentos e normativos, mais recentes e não só, sobre a administração e gestão educacional, cultura organizacional, normativos de gestão escolar no contexto angolano, conceção de projetos educativos. O quadro conceptual baseou-se essencialmente na contribuição dos mais recentes estudos sobre estas temáticas. Em relação aos diretores das escolas, os desafios que enfrentam são bastante delicados, uma vez que não se limitam, no exercício das suas funções, a fazer somente aquilo que lhes é atribuído por lei, e não significa que a realidade das escolas se conforme a ela ou que devamos estudar a realidade do trabalho do diretor em função do que está prescrito. Pois, notamos uma grande diferença entre os modelos organizacionais de orientação para a ação decretados pela legislação e os modelos praticados em ação. Daí que se faz necessário o equilíbrio entre as duas formas de organização e gestão do trabalho do diretor. Portanto, é um estudo que não se esgota e com ramificações para novos desenvolvimentos futuros.Assuming that many people consider it strange and dangerous to apply the concept of management to education: some see management as a way of treating students and their needs as artificial systems, bureaucracies and routines; others consider it synonymous with manipulation; still others think that it is a cover that hides the true reality of school life. The present research work falls within the field of studies of School Administration and Management, focusing on the following problem: “What is the management model of Public Primary Schools in Angola and what functions, dynamics and challenges are assigned to the directors”. Being a qualitative study, the main instrument in the collection of information was the semi-structured interview, also emphasizing the fact that we have resorted to the analysis of the main internal documents of the two schools under study. Data analysis was performed according to the technique of content analysis. We sought to question the study object by analyzing it and resembling it with the latest knowledge and norms on educational administration and management, organizational culture, school management norms in the Angolan context, design of educational projects. The conceptual framework was based essentially on the contribution of the most recent studies on these themes. In relation to school principals, the challenges they face are quite delicate, since they are not limited to carrying out their duties only to what is assigned to them by law, and does not mean that the reality of schools complies with or that we should study the reality of the director's work in the light of what is prescribed. For, we notice a great difference between the organizational models of orientation for action enacted by the legislation and the models practiced in action. Hence, a balance is needed between the two forms of organization and management of the director's work. Therefore, it is a study that is not exhausted and with ramifications for new future developments.Almeida, José Maria deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntónio, Domingos Mateus2019-09-2720192019-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28266TID:202285995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:41.855897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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