O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/547 |
Resumo: | Actualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem. |
id |
RCAP_68f50ef31587822d81b6ff589ecd8188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.AprendizagemInsucessoMatemáticaNovas tecnologiasTMMATActualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem.2013-08-16T12:28:55Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/547porCota: TMMAT 113Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:46ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
title |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
spellingShingle |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes Aprendizagem Insucesso Matemática Novas tecnologias TMMAT |
title_short |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
title_full |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
title_fullStr |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
title_full_unstemmed |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
title_sort |
O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano. |
author |
Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes |
author_facet |
Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Insucesso Matemática Novas tecnologias TMMAT |
topic |
Aprendizagem Insucesso Matemática Novas tecnologias TMMAT |
description |
Actualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2013-08-16T12:28:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/547 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMMAT 113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302547010158592 |