O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/547
Resumo: Actualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem.
id RCAP_68f50ef31587822d81b6ff589ecd8188
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.AprendizagemInsucessoMatemáticaNovas tecnologiasTMMATActualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem.2013-08-16T12:28:55Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/547porCota: TMMAT 113Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
title O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
spellingShingle O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes
Aprendizagem
Insucesso
Matemática
Novas tecnologias
TMMAT
title_short O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
title_full O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
title_fullStr O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
title_full_unstemmed O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
title_sort O computador para trabalho autónomo em matemática: Uma experiência para o novo programa do 7º ano.
author Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes
author_facet Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Teresa Alexandra Teixeira Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Insucesso
Matemática
Novas tecnologias
TMMAT
topic Aprendizagem
Insucesso
Matemática
Novas tecnologias
TMMAT
description Actualmente as novas tecnologias assumem um papel de destaque na sociedade e romperam, de uma forma acelerada, com os contextos de vida a que estávamos habituados. A constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática é uma realidade e, como professores é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho que promovam o sucesso na disciplina. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino. Um quadro de giz, manual e discurso (...) não podem mais ser os únicos a alimentar o processo de ensino aprendizagem da matemática em Portugal, onde o professor deve também rever o seu papel como agente educativo. Numa perspectiva bem diferente, estão os alunos que demonstram aceitação e o gosto pela tecnologia. Procurando diminuir a distância entre educação, tecnologia e linguagem interactiva surgem os mais variados recurso que, podem proporcionar ao professor e ao aluno, neste ambiente tecnológico, novas e diversificadas metodologias de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-16T12:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/547
url http://hdl.handle.net/11328/547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMMAT 113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547010158592