A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/2274 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_68f73e596e1bbd2a21e43fb35fdef3ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2274 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoCiênciasEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino das CiênciasPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente documento consiste num relato reflexivo, analítico e fundamentado das práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório de estágio surge como o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura evidenciar, de forma refletida, o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório inicia-se, de modo a sustentar as deliberações e práticas educativas assumidas, com a revisão da teoria intimamente associada à caraterização da educação, do currículo e do profissional de educação desejado para uma sociedade cujo principal alicerce é a educação de valor e para os valores. Seguidamente, apresenta-se o projeto que sustentou as práticas educativas da estagiária. Este projeto assume diversas etapas e prioridades, mas é, sobretudo, um projeto assente na reflexão constante que incita à paragem, à análise, à reflexão, ao desafio permanente e, principalmente, à mudança de estratégias com vista à superação de obstáculos, numa constante busca da melhoria do processo de ensino/aprendizagem. No decurso do relato das intervenções pedagógicas da estagiária, intenta-se explicitar os pontos de partida, as intencionalidades subjacentes e os fundamentos que sustentam as suas práticas. Esta preocupação emerge da assunção de que a estagiária deverá evidenciar o seu crescimento profissional na construção do seu saber nas diversas dimensões do perfil desejado para um profissional de educação. Na última parte do documento, evidencia-se a temática escolhida para aprofundamento - A aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências -, sustenta-se a mesma temática na literatura de referência para o ensino das ciências, nos documentos orientadores do ensino e apresenta-se um estudo sobre as representações dos estagiários sobre o ensino das ciências e da aprendizagem baseada na resolução de problemas.ABSTRACT: This document pretends to be a reflexive, analytical and theoretical sustained report of the pedagogical practices conducted in a context of supervised practice in Educational Supervised Practices I and II of the Master’s Degree in Pre-scholarship and Primary School. This report occurs at the end of the process, which included two different moments, and aims, in a reflexive way, to demonstrate the whole process of the conducted educational practices. It begins with a revision of the literature related to the education, the curriculum and the teacher's profile required by nowadays society, which demands a valuable education towards values. The project which sustained the pedagogical practices is presented. It contains several stages and priorities, but it is mainly a document based on a constant reflection, which requires moments of pause to analysis, reflection and change whenever it appears necessary in order to achieve the defined goals and an optimized process of teaching and learning. Throughout the report, it is intended to specify the intentionality and fundaments which sustained the pedagogical practice, in order to show the professional growth of the probationer teacher on what concerns the construction of the knowledge about educational practices. Finally, the theme lectured is presented - Learning based on problem solving in sciences teaching -, sustained on the revised literature on sciences teaching and on the governmental documents for the schools. The representations of the probationer teachers on the teaching of sciences and on learning based on problem solving are presented.Gomes, CarlosRepositório da Universidade dos AçoresJacob, Teresa de Jesus Benjamim2013-10-04T12:41:00Z2013-06-242013-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2274porJacob, Teresa de Jesus Benjamim – "A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013.200 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:05Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:58.735871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Jacob, Teresa de Jesus Benjamim Ciências Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino das Ciências Prática Educativa |
title_short |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim |
author_facet |
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino das Ciências Prática Educativa |
topic |
Ciências Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino das Ciências Prática Educativa |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-04T12:41:00Z 2013-06-24 2013-06-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/2274 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/2274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim – "A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013.200 p.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130696773533696 |