A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2274
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_68f73e596e1bbd2a21e43fb35fdef3ee
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoCiênciasEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino das CiênciasPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente documento consiste num relato reflexivo, analítico e fundamentado das práticas desenvolvidas em contexto de estágio pedagógico no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório de estágio surge como o culminar do trabalho realizado ao longo de dois momentos de estágio e procura evidenciar, de forma refletida, o processo subjacente às intervenções desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório inicia-se, de modo a sustentar as deliberações e práticas educativas assumidas, com a revisão da teoria intimamente associada à caraterização da educação, do currículo e do profissional de educação desejado para uma sociedade cujo principal alicerce é a educação de valor e para os valores. Seguidamente, apresenta-se o projeto que sustentou as práticas educativas da estagiária. Este projeto assume diversas etapas e prioridades, mas é, sobretudo, um projeto assente na reflexão constante que incita à paragem, à análise, à reflexão, ao desafio permanente e, principalmente, à mudança de estratégias com vista à superação de obstáculos, numa constante busca da melhoria do processo de ensino/aprendizagem. No decurso do relato das intervenções pedagógicas da estagiária, intenta-se explicitar os pontos de partida, as intencionalidades subjacentes e os fundamentos que sustentam as suas práticas. Esta preocupação emerge da assunção de que a estagiária deverá evidenciar o seu crescimento profissional na construção do seu saber nas diversas dimensões do perfil desejado para um profissional de educação. Na última parte do documento, evidencia-se a temática escolhida para aprofundamento - A aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências -, sustenta-se a mesma temática na literatura de referência para o ensino das ciências, nos documentos orientadores do ensino e apresenta-se um estudo sobre as representações dos estagiários sobre o ensino das ciências e da aprendizagem baseada na resolução de problemas.ABSTRACT: This document pretends to be a reflexive, analytical and theoretical sustained report of the pedagogical practices conducted in a context of supervised practice in Educational Supervised Practices I and II of the Master’s Degree in Pre-scholarship and Primary School. This report occurs at the end of the process, which included two different moments, and aims, in a reflexive way, to demonstrate the whole process of the conducted educational practices. It begins with a revision of the literature related to the education, the curriculum and the teacher's profile required by nowadays society, which demands a valuable education towards values. The project which sustained the pedagogical practices is presented. It contains several stages and priorities, but it is mainly a document based on a constant reflection, which requires moments of pause to analysis, reflection and change whenever it appears necessary in order to achieve the defined goals and an optimized process of teaching and learning. Throughout the report, it is intended to specify the intentionality and fundaments which sustained the pedagogical practice, in order to show the professional growth of the probationer teacher on what concerns the construction of the knowledge about educational practices. Finally, the theme lectured is presented - Learning based on problem solving in sciences teaching -, sustained on the revised literature on sciences teaching and on the governmental documents for the schools. The representations of the probationer teachers on the teaching of sciences and on learning based on problem solving are presented.Gomes, CarlosRepositório da Universidade dos AçoresJacob, Teresa de Jesus Benjamim2013-10-04T12:41:00Z2013-06-242013-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2274porJacob, Teresa de Jesus Benjamim – "A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013.200 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:05Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:58.735871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
Ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino das Ciências
Prática Educativa
title_short A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
author_facet Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Carlos
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Teresa de Jesus Benjamim
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino das Ciências
Prática Educativa
topic Ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino das Ciências
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-04T12:41:00Z
2013-06-24
2013-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2274
url http://hdl.handle.net/10400.3/2274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jacob, Teresa de Jesus Benjamim – "A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013.200 p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130696773533696