A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1549
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_839302ecb631adae80fd9ed8e98d389e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)MatemáticaPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).Este relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e constitui uma reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto de Pré-Escolar, no Infantário “O Carrocel”, na sala dos 4 anos, e de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica e Integrada do Pico da Urze, na sala do 2º/3º ano de escolaridade. Com este trabalho, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem a prática da resolução de problemas na sala de aula, e que garantissem que essa prática conduzisse ao raciocínio e comunicação matemáticas, bem como ao aprofundamento do conhecimento de temas matemáticos, de uma forma transversal às diferentes áreas e domínios do currículo. O seguinte conjunto de questões norteou a nossa curiosidade investigativa: De que forma pode o professor introduzir a resolução de problemas na sala de aula? Quais as principais dificuldades que as crianças apresentam no decorrer da resolução de problemas? Quais os contextos privilegiados para a resolução de problemas? Quais as estratégias adequadas para a resolução de problemas? De que forma estas estratégias dependem das idades das crianças? Que dificuldades são sentidas pelo professor/educador na implementação de atividades que explorem a resolução de problemas? O trabalho desenvolvido mostrou que o interesse das crianças pela resolução de questões problemáticas pode ser estimulado com o convite à partilha de estratégias de resolução e à justificação dos raciocínios empregues. Houve, por isso, a necessidade de dar tempo à resolução dos problemas, que constituiu um impulso para repensar a organização das aprendizagens na sala de aula. Ainda permitiu mostrar como a resolução/formulação de problemas pode ser uma prática comum na sala de aula, com valorização das diferentes etapas necessárias à sua resolução e do processo em detrimento da solução. Foi possível constatar uma evolução por parte das crianças em relação à seleção das estratégias adequadas na resolução das questões problemáticas, bem como na comunicação oral e escrita, na explicação que faziam dos seus raciocínios matemáticos e na formulação de novos problemas.ABSTRACT: This internship report appears in the coursework units of Supervised Educational Practice I and II, of the Master’s Degree in Kindergarten Education and Teaching of the Elementary School. This course lies with the Department of Educational Sciences at Azores University and reflects all educational work developed in Kindergarten context, namely in nursery school “O Carrocel”, in the 4 years old class, and in Elementary School of Pico da Urze, in 2nd/3rd grade class. With this work, we intend to find strategies to promote the solving of problems in classroom and to ensure that this practice leads to mathematical thought and communication, as well as the consolidation of mathematical knowledge, in a crosscutting way to different areas of the educational curriculum. The next set of questions started our research curiosity: In what way could the teacher introduce the solving of problems in classroom? Which are the main difficulties that children demonstrate while solving problems? Which are the main contexts for solving problems? In what way these strategies depend on children’s age? What difficulties are felt by the teacher/educator when they do activities for solving problems? The developed work showed that the children’s interest for solving problems can be stimulated when they share solving strategies and justified their thinking. There was the need to give some time to the solving problems issue, which gives a push to rethink in classroom learning organization. It allowed showing how the making/solving of problems can be a usual classroom practice, emphasizing the different steps necessary to the solving and process instead the solution. It was possible to ascertain the children’s progress towards the selection of suitable strategies for problematic questions, as well as writing and speaking communication, in their explanation about mathematical thinking and making new problems.Cascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresAlmeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso2012-12-10T13:27:24Z2012-07-132012-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1549porAlmeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso – "A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2012. VIII, 99 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:19Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:26.106530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
title A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Matemática
Prática Educativa
title_short A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
author Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
author_facet Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Matemática
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Matemática
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T13:27:24Z
2012-07-13
2012-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1549
url http://hdl.handle.net/10400.3/1549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso – "A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2012. VIII, 99 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130689698791424