Rebranding para pequenos negócios de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Joana Filipa Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12002
Resumo: O mercado da moda é algo que está em constante mutação, não só pelas tendências, mas também por motivos económicos, sociais e políticos. As marcas têm de se adaptar constantemente para prevalecem e sobressaírem no meio de tantas outras. A pandemia COVID-19 veio abalar a economia mundial e a indústria da moda em Portugal não foi exceção. Foi percetível o aumento de tráfego nas redes sociais e as marcas que ainda não estavam estabelecidas no online seguiram essa tendência indo ao encontro dos seus clientes que se viram confinados em casa. As redes sociais vieram trazer alguns obstáculos, mas também mais valias para as marcas de moda. Para esta adaptação as marcas têm de recorrer a um rebranding mesmo que ligeiro para esta transição e posicionamento no mercado online. Nesta investigação conseguimos identificar quais as dificuldades comuns que os pequenos negócios de moda enfrentaram antes e durante o confinamento de 2020/2021. Entendemos que grande parte dos pequenos negócios de moda têm poucos conhecimentos na área do Branding e que têm baixos recursos para adquirir competências. Perante esta problemática este projeto consiste na criação de uma plataforma online que permite aos empreendedores portugueses da área da moda recorrerem ao Rebranding. A plataforma permite que as marcas consigam identificar as suas dificuldades e solucioná-las autodidaticamente de um modo profissional, mas acessível.
id RCAP_693498f1f44d599e139fa9a2614650fb
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rebranding para pequenos negócios de modaBrandingDigital PlatformsEntrepreneurshipFashion BrandsOnline BrandingRebrandingDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de ModaO mercado da moda é algo que está em constante mutação, não só pelas tendências, mas também por motivos económicos, sociais e políticos. As marcas têm de se adaptar constantemente para prevalecem e sobressaírem no meio de tantas outras. A pandemia COVID-19 veio abalar a economia mundial e a indústria da moda em Portugal não foi exceção. Foi percetível o aumento de tráfego nas redes sociais e as marcas que ainda não estavam estabelecidas no online seguiram essa tendência indo ao encontro dos seus clientes que se viram confinados em casa. As redes sociais vieram trazer alguns obstáculos, mas também mais valias para as marcas de moda. Para esta adaptação as marcas têm de recorrer a um rebranding mesmo que ligeiro para esta transição e posicionamento no mercado online. Nesta investigação conseguimos identificar quais as dificuldades comuns que os pequenos negócios de moda enfrentaram antes e durante o confinamento de 2020/2021. Entendemos que grande parte dos pequenos negócios de moda têm poucos conhecimentos na área do Branding e que têm baixos recursos para adquirir competências. Perante esta problemática este projeto consiste na criação de uma plataforma online que permite aos empreendedores portugueses da área da moda recorrerem ao Rebranding. A plataforma permite que as marcas consigam identificar as suas dificuldades e solucioná-las autodidaticamente de um modo profissional, mas acessível.The fashion market is constantly changing, not only because of trends but also for economic, social, and political reasons. Brands have to constantly adapt to prevail and stand out among so many others. The COVID-19 pandemic shook the world economy and the fashion industry in Portugal was no exception. The increase of traffic on social media increased and brands that were not yet established online followed this trend, looking to meet the needs of their customers who were confined at home. Social media brought some obstacles but also added value for fashion brands. For this adaptation brands must resort to a rebranding even if slightly for this transition and positioning in the online market. In this research we were able to identify what common difficulties small fashion businesses faced before and during the 2020/2021 confinement. We found that a large part of small fashion businesses lack knowledge around branding and that they have low resources to acquire the essential skills. Given this problematic, this project consists in the creation of an online platform to Portuguese fashion entrepreneurs rebrand their business The platform allows brands to identify their difficulties and solve them self-autonomously in a professional but unexpensive way.Ribeiro, Liliana SimõesuBibliorumFragoso, Joana Filipa Silva2022-01-24T16:12:26Z2021-11-032021-08-032021-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12002TID:202890376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:42.137900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rebranding para pequenos negócios de moda
title Rebranding para pequenos negócios de moda
spellingShingle Rebranding para pequenos negócios de moda
Fragoso, Joana Filipa Silva
Branding
Digital Platforms
Entrepreneurship
Fashion Brands
Online Branding
Rebranding
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
title_short Rebranding para pequenos negócios de moda
title_full Rebranding para pequenos negócios de moda
title_fullStr Rebranding para pequenos negócios de moda
title_full_unstemmed Rebranding para pequenos negócios de moda
title_sort Rebranding para pequenos negócios de moda
author Fragoso, Joana Filipa Silva
author_facet Fragoso, Joana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Liliana Simões
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Joana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Digital Platforms
Entrepreneurship
Fashion Brands
Online Branding
Rebranding
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
topic Branding
Digital Platforms
Entrepreneurship
Fashion Brands
Online Branding
Rebranding
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
description O mercado da moda é algo que está em constante mutação, não só pelas tendências, mas também por motivos económicos, sociais e políticos. As marcas têm de se adaptar constantemente para prevalecem e sobressaírem no meio de tantas outras. A pandemia COVID-19 veio abalar a economia mundial e a indústria da moda em Portugal não foi exceção. Foi percetível o aumento de tráfego nas redes sociais e as marcas que ainda não estavam estabelecidas no online seguiram essa tendência indo ao encontro dos seus clientes que se viram confinados em casa. As redes sociais vieram trazer alguns obstáculos, mas também mais valias para as marcas de moda. Para esta adaptação as marcas têm de recorrer a um rebranding mesmo que ligeiro para esta transição e posicionamento no mercado online. Nesta investigação conseguimos identificar quais as dificuldades comuns que os pequenos negócios de moda enfrentaram antes e durante o confinamento de 2020/2021. Entendemos que grande parte dos pequenos negócios de moda têm poucos conhecimentos na área do Branding e que têm baixos recursos para adquirir competências. Perante esta problemática este projeto consiste na criação de uma plataforma online que permite aos empreendedores portugueses da área da moda recorrerem ao Rebranding. A plataforma permite que as marcas consigam identificar as suas dificuldades e solucioná-las autodidaticamente de um modo profissional, mas acessível.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03
2021-08-03
2021-11-03T00:00:00Z
2022-01-24T16:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12002
TID:202890376
url http://hdl.handle.net/10400.6/12002
identifier_str_mv TID:202890376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136405535850496