Regular os conflitos na escola para um melhor desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo de la Cerda, Cristina Isabel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29965
Resumo: Com o presente projeto identificam-se as principais situações geradoras de conflitos, e os grupos envolvidos, numa escola do concelho de Almada. Perspetivam-se ações para gerir estes conflitos de forma articulada e comprometida, com a intenção de as fazer constar nos objetivos do projeto de intervenção do Diretor e no Projeto Educativo do agrupamento (PEA). Os resultados obtidos em entrevistas e consulta dos documentos estruturantes do agrupamento foram tratados e discutidos no sentido de compreender as principais situações potenciadoras de conflito e os grupos onde se manifestam. O conflito tem de ser entendido como inevitável, mas potenciador de processos de ensino e de aprendizagem, por forma a não interferir negativamente no desempenho dos alunos. Uma das respostas que esta escola pode dar a estas questões do conflito é a utilização da mediação em contexto escolar. Concluiu-se que o conflito existe, fundamentalmente entre profissionais, docentes e não docentes e um conflito de baixo nível entre alunos, sendo que esta escola não apresenta mecanismos estruturados para a sua minimização e regulação. Tem dado resposta aos conflitos entre alunos, entre alunos-professores e entre encarregado de educação-professores, servindo-se essencialmente do suporte legal constante no Estatuto do Aluno e do Regulamento Interno, bem como da intervenção das estruturas intermédias, como os coordenadores de ciclo, diretores de turma e da Direção. Sugerem-se ações de mudança de prevenção, mediação, formação de docentes e não docentes, um gabinete de mediação, elaboração do código de conduta do agrupamento de escolas, ações de integração e interação dos diferentes grupos e indivíduos.
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