De minoria à integração : que percursos metodológicos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elsa Cristina Marques de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2268
Resumo: Resumo O presente estudo empírico, de natureza descritiva, realizado com recurso a um inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas, pretendeu enumerar a diversidade linguística presente na comunidade escolar do ensino básico, bem como as condições em que a integração dos alunos de origem estrangeira se opera. Para tal, procurou reunir o conjunto de estratégias de atuação utilizado pelos professores e instituições que tiveram que gerir o desafio de integrar aqueles alunos, numa década de grandes oscilações no afluxo de estrangeiros ao território nacional. Dados recentes da DGEEC apontam para uma queda do número de alunos não nacionais, na rede pública de estabelecimentos, em cerca de 15%, apenas entre 2011 e 2012. Procedimentos como a utilização de glossários temáticos, a tradução, o ensino individualizado, a tutoria de pares e o respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos constituíram estratégias metodológicas de uso recorrente. A elaboração de programas curriculares e planos de integração afiguram-se como outras variantes metodológicas com relevo na aprendizagem do português como segunda língua. Como principal dificuldade surge no processo de ensino/aprendizagem a comunicação, no entanto, apesar desta, os alunos integram-se e obtêm resultados satisfatórios num curto espaço de tempo. Conclui-se que a partilha e a articulação entre os diferentes atores educativos aliadas à constante avaliação dos efeitos provocados por cada iniciativa são pontos chave para a obtenção de sucesso.
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