Determinantes da Intenção Empreendedora no Ensino Superior Português da Região Centro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5832 |
Resumo: | Atualmente existe uma sociedade muito competitiva e, cada vez mais, torna-se relevante incentivar uma atitude empreendedora criando e estimulando empreendedores. O processo empreendedor é uma importante contribuição para a elaboração de novos negócios e empresas, assim como a criação de emprego. Para isso, é importante explorar novas oportunidades e correr riscos. Desta forma, e identificando a importância do empreendedorismo, o objetivo deste estudo consiste em perceber de que forma é influenciada a intenção empreendedora, bem como duas dimensões que desta derivam – a probabilidade empreendedora e a propensão empreendedora, dos estudantes do ensino superior português da região centro, segundo vários fatores determinantes da mesma. Através da revisão de literatura, procura-se explanar os temas essenciais ao presente estudo, assim como os fatores determinantes da intenção empreendedora abordados nesta investigação - o Ensino do empreendedorismo, Autoeficácia, Antecedentes Familiares e Propensão para assumir riscos. Após a explanação teórica, é feita a formulação das hipóteses de investigação. Para o estudo empírico das hipóteses de investigação foram utilizados dados primários, uma amostra de 132 respostas, recolhidas através da aplicação de um questionário online, construído com questões retiradas da versão portuguesa do questionário do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. O questionário foi aplicado a todos os participantes, das edições de 2010 a 2015, do CEBT (Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica) das instituições de ensino superior português participantes, Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior. Analisando os resultados, foi possível concluir que as variáveis Ensino do empreendedorismo, Autoeficácia, Antecedentes familiares e Propensão para assumir riscos, influenciam positivamente a intenção empreendedora dos inquiridos. Relativamente aos resultados da variável Probabilidade empreendedora, conclui-se que apenas o Ensino do empreendedorismo e a Autoeficácia influenciam esta positivamente. Por fim, a variável Propensão empreendedora é influenciada positivamente, apenas, pela Propensão para assumir riscos. |
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Determinantes da Intenção Empreendedora no Ensino Superior Português da Região CentroEmpreendedorismoEnsino do EmpreendedorismoFatores DeterminantesIntenção EmpreendedoraProbabilidade EmpreendedoraPropensão EmpreendedoraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente existe uma sociedade muito competitiva e, cada vez mais, torna-se relevante incentivar uma atitude empreendedora criando e estimulando empreendedores. O processo empreendedor é uma importante contribuição para a elaboração de novos negócios e empresas, assim como a criação de emprego. Para isso, é importante explorar novas oportunidades e correr riscos. Desta forma, e identificando a importância do empreendedorismo, o objetivo deste estudo consiste em perceber de que forma é influenciada a intenção empreendedora, bem como duas dimensões que desta derivam – a probabilidade empreendedora e a propensão empreendedora, dos estudantes do ensino superior português da região centro, segundo vários fatores determinantes da mesma. Através da revisão de literatura, procura-se explanar os temas essenciais ao presente estudo, assim como os fatores determinantes da intenção empreendedora abordados nesta investigação - o Ensino do empreendedorismo, Autoeficácia, Antecedentes Familiares e Propensão para assumir riscos. Após a explanação teórica, é feita a formulação das hipóteses de investigação. Para o estudo empírico das hipóteses de investigação foram utilizados dados primários, uma amostra de 132 respostas, recolhidas através da aplicação de um questionário online, construído com questões retiradas da versão portuguesa do questionário do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. O questionário foi aplicado a todos os participantes, das edições de 2010 a 2015, do CEBT (Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica) das instituições de ensino superior português participantes, Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior. Analisando os resultados, foi possível concluir que as variáveis Ensino do empreendedorismo, Autoeficácia, Antecedentes familiares e Propensão para assumir riscos, influenciam positivamente a intenção empreendedora dos inquiridos. Relativamente aos resultados da variável Probabilidade empreendedora, conclui-se que apenas o Ensino do empreendedorismo e a Autoeficácia influenciam esta positivamente. Por fim, a variável Propensão empreendedora é influenciada positivamente, apenas, pela Propensão para assumir riscos.Today’s society is a very competitive one, and as such it becomes increasingly more relevant the nurturing of an entrepreneurial attitude that helps to create and stimulate entrepreneurs. The entrepreneurial process is an important contribution to the formulation of new businesses and companies, as well as to the creation of new jobs. This requires, indispensably, exploring new opportunities and taking risks. As such, having recognized the importance of entrepreneurship, the objective of this study consists in understanding how entrepreneurial intention is influenced, as well as two elements that derive from it – the Entrepreneurial perceived likelihood and the entrepreneurial propensity, in college students of the Portuguese Centre Region, according to several key entrepreneurial factors. By virtue of a revision of the literature, the aspects essential to this study were expounded, along with determinant components of the entrepreneurial intention herein discussed - Entrepreneurship Education, Self-efficacy, Family business background, and Risk Taking Propensity. After a theoretical explanation, the formulation of the research hypotheses is performed. For the empirical study of the research hypotheses primary data was used – a sample of 132 questionnaire answers, collected by means of an online questionnaire, composed by questions obtained from the Portuguese version of the EEP (Entrepreneurship Education Project) questionnaire applied in Portugal. The questionnaire was presented to all participants of the 2010 through 2015 editions of the CEBT (Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica – Technological Based Entrepreneurship Course), in all participating higher education institutions – University of Aveiro, Coimbra, and Beira Interior. After concluding the analysis of the results, it was possible to conclude that the variables discussed - Entrepreneurship Education, Self-efficacy, Family business background, and Risk Taking Propensity, positively influence the entrepreneurial intention of those inquired. Relative to the results of the Entrepreneurial perceived likelihood variable, it was concluded that only Entrepreneurship Education and Self-efficacy have a positive impact. Lastly, the Entrepreneurial Propensity is influenced uniquely by the Risk Taking Propensity.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumSantos, Rui Filipe Pereira dos2018-08-29T15:28:34Z2016-6-22016-07-052016-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5832TID:201772353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:18:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:18:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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