Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1987
Resumo: O Jardim de Infância deve essencialmente, educar comportamentos. Destacamos, aqui, neste estudo, os comportamentos emergentes em leitura, assim como a consciência fonológica, actualmente considerados indispensáveis para a formação de leitores desde tenra idade. Numa primeira fase, esta dissertação integra um conjunto de questões que pretende saber junto dos pais e das crianças as motivações, práticas e hábitos de leitura, uma vez que é no âmbito da primeira socialização que a criança pode ter contacto com o mundo da literacia. Numa segunda fase, através da obra de literatura infantil “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey, construímos um conjunto de actividades, que para além de promoverem o gosto pela leitura, irão servir para a avaliação do comportamento dos nossos alunos.
id RCAP_694be21cfd51ca1147eaf14d7ce9207f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológicaEducação pré-escolarLinguagemO Jardim de Infância deve essencialmente, educar comportamentos. Destacamos, aqui, neste estudo, os comportamentos emergentes em leitura, assim como a consciência fonológica, actualmente considerados indispensáveis para a formação de leitores desde tenra idade. Numa primeira fase, esta dissertação integra um conjunto de questões que pretende saber junto dos pais e das crianças as motivações, práticas e hábitos de leitura, uma vez que é no âmbito da primeira socialização que a criança pode ter contacto com o mundo da literacia. Numa segunda fase, através da obra de literatura infantil “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey, construímos um conjunto de actividades, que para além de promoverem o gosto pela leitura, irão servir para a avaliação do comportamento dos nossos alunos.Universidade da Beira InterioruBibliorumFerrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva2014-07-03T15:01:39Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:43.467606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
title Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
spellingShingle Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
Ferrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva
Educação pré-escolar
Linguagem
title_short Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
title_full Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
title_fullStr Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
title_full_unstemmed Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
title_sort Comportamentos emergentes em leitura: importância da consciência fonológica
author Ferrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva
author_facet Ferrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrinho, Bernardina Rosa Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Linguagem
topic Educação pré-escolar
Linguagem
description O Jardim de Infância deve essencialmente, educar comportamentos. Destacamos, aqui, neste estudo, os comportamentos emergentes em leitura, assim como a consciência fonológica, actualmente considerados indispensáveis para a formação de leitores desde tenra idade. Numa primeira fase, esta dissertação integra um conjunto de questões que pretende saber junto dos pais e das crianças as motivações, práticas e hábitos de leitura, uma vez que é no âmbito da primeira socialização que a criança pode ter contacto com o mundo da literacia. Numa segunda fase, através da obra de literatura infantil “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi e Niamh Sharkey, construímos um conjunto de actividades, que para além de promoverem o gosto pela leitura, irão servir para a avaliação do comportamento dos nossos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-07-03T15:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1987
url http://hdl.handle.net/10400.6/1987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335796109312